You dont have javascript enabled! Please enable it! York: Roteiro de 1 dia (ou bate e volta) – Roteiros Inesquecíveis

Voltando no tempo pelas ruas e igrejas dentro das muralhas de York

Conforme explicado no post sobre a Inglaterra, na viagem entre Stirling, na Escócia, e os castelos no País de Gales, destinamos um dia e meio para passar pelo famoso Lake District (Distrito dos Lagos) e a medieval York, na confluência dos rios Ouse e Foss.

Com uma população de mais de 200 mil habitantes, York foi fundada pelos romanos no ano de 71 a.C., tornando-se capital da província. Ao longo dos mais de 2 mil anos de existência, ocupou importante papel religioso (capital eclesiástica norte da Igreja da Inglaterra) e têxtil (lã) e, desde o século XIX, na indústria ferroviária. Atualmente, os serviços de saúde, educacional (Universidade de York) e turismo têm assumido esse espaço. Um dos fatos mais incríveis  sobre a cidade é sua muralha que começou a ser construída durante o domínio romano, sendo expandida ao longo dos séculos seguintes e com uma conservação impecável!

Qual a melhor época para ir em York?

Assim como grande parte da Inglaterra, a cidade possui um inverno com temperaturas médias entre 1ºC e 7ºC e um verão ameno (média entre 12ºC e 22ºC), com chuvas distribuídas igualmente durante todo o ano. Portanto, considere ir entre maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas e os dias mais longos. Fomos em março de 2015 e felizmente pegamos temperaturas ótimas!

Quanto tempo ficar em York?

O centro histórico não é muito grande e pode ser facilmente percorrido a pé, com muitas áreas restritas a pedestres. O tempo mínimo que recomendamos é de um dia inteiro, suficiente para conhecer as principais atrações. Por isso, é possível fazer um bate e volta a partir de Londres ou Edimburgo.

Como chegar em York?

Existem duas opções:

  • Carro: ótima opção se estiver viajando pelo interior dos países! A única dificuldade é a mão inglesa, sobretudo no início, mas nada que impossibilite. Alugamos o carro no aeroporto de Edimburgo para fazer a viagem por toda a Grã-Bretanha.
    • De Londres: 320 km de distância pela A1 ou M11/A1.
    • De Edimburgo: 340 km de distância pela A1 (pela costa) ou A74 (pelo interior, próximo ao Lake District).
  • Trem: se não for visitar outros destinos pelo interior é a melhor escolha, pois é mais rápida e permite o esquema de bate e volta. São apenas 2h30 de Edimburgo e 2h de Londres.

Veja dicas de como comprar, economizar e se deslocar de trem na Europa em nosso post “Como viajar de trem na Europa“.

Onde ficar em York?

Existem algumas opções de hospedagem na cidade (veja todas aqui). Ficamos hospedados no Double Tree by Hilton, bem próximo a uma das principais entradas do centro histórico e com um estacionamento público (pago) a 2 minutos a pé. Os quartos estavam sendo reformados e ficamos na ala nova – excelente!

Outras opções são o quatro estrelas The Churchill Hotel e Marmadukes Town House. Próximos à estação de trem, sugerimos os cinco estrelas The Grand Hotel e o Principal e os três estrelas Hamptom by Hilton e Park Inn by Radisson.

No entanto, se possível, sugerimos ficar bem no centro. Recomendamos o cinco estrelas Judges Lodging, os quatro estrelas Dean Court Hotel, Guy Fawkes Inn, Lamb and Lion Inn, Minster Walk e Airden House e o três estrelas The Minster Hotel.

O que fazer? Roteiro!

Após a rápida visita a Stirling, percorremos pouco mais de 400 km em direção a York, desviando pela belíssima região do Lake District, uma famosa área montanhosa cheia de florestas e lagos, muito procurada pelos ingleses nas férias e feriados. Infelizmente um temporal caiu e não foi possível descer do carro para que fizéssemos algumas caminhadas que havíamos programado, mas mesmo assim valeu o desvio!

Lake District - Inglaterra
Lake District
Lake District - Inglaterra
Lake District
Lake District - Inglaterra
Temporal
Chegada - York - Inglaterra
Cidade próxima a York

Chegamos em York no meio da tarde, mais cedo do que o previsto e a tempo de uma rápida volta pela cidade, antes de sentarmos para jantar. O centro histórico é bem compacto e pode ser facilmente percorrido em pouco tempo. Comece pelas muralhas da cidade, construídas ao longo dos últimos 2 mil anos. Não deixe de contemplá-las também de cima, garantindo uma bela vista da cidade. Entramos pelo Monkgate, o mais alto e elaborado dos quatro portões da cidade, que ficava bem próximo ao nosso hotel.

Wall - York - Inglaterra
Lado externo das muralhas
Wall - York - Inglaterra
Fortificação na muralha
Wall - York - Inglaterra
Andando pelas muralhas – Monkgate de lado
Wall - York - Inglaterra
Andando pelas muralhas

A poucos passos estará a York Minster, imponente catedral da cidade. A primeira igreja no local data de 627, passando por muitas alterações em decorrência da destruição por catástrofes e guerras, até assumir o estilo gótico no século XII, sendo concluída apenas 200 anos depois. Não deixe de observar, no fundos, a estátua ao Imperador Constantino, romano coroado na cidade no ano de 306.

Minster - York - Inglaterra
Frente da York Minster
Minster - York - Inglaterra
Fundos da York Minster
Minster - York - Inglaterra
Interior da York Minster – detalhe do trabalho nos vitrais e parede
Minster - York - Inglaterra
Interior da York Minster – detalhe das colunas, arcos e vitrais
Minster - York - Inglaterra
Interior da York Minster – detalhe no trabalho das estátuas e os dourados
Constantino - York - Inglaterra
Estátua do Imperador Constantino

Continue em direção à Clifford Tower, principal torre remanescente original do Castelo de York. No caminho, passe pela The Shambles, uma estreita e ainda mais medieval rua, famosa por construções que datam do século XIV e rapidamente reconhecível pelos fãs do Harry Potter – como eu! – por ter sido um dos locais usados nas filmagens. É considerada uma das ruas mais antigas e preservadas da Europa.

Shambles - York - Inglaterra
Shambles - York - Inglaterra

Retorne para a região mais próxima da catedral e Monkgate, desfrutando das agradáveis ruas, algumas restritas para pedestres. A caminhada é um charme!

York - Inglaterra
Catedral ao fundo
York - Inglaterra
Pela cidade
York - Inglaterra
Monkgate ao fundo

Como não encontramos nenhum restaurante típico que nos agradasse, comemos em um convidativo italiano chamado Strada (75 Low Petergate). Pedimos um antepasto de entrada, seguido de um risoto e de uma massa, acompanhados por um vinho. Estava ótimo!

Jantar - York - Inglaterra
Jantar - York - Inglaterra

No dia seguinte, acordamos cedo para uma última volta pelo centro histórico, antes de partir em direção ao interior do País de Gales, em busca dos castelos e fortificações medievais.

Wall - York - Inglaterra
Lado externo das muralhas com a catedral ao fundo

Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!

Silvia Carvalho

Carioca, casada, 35 anos, médica, sempre com uma máquina fotográfica na bolsa, apaixonada por viajar e degustar as comidas típicas locais.

14 Resultados

  1. Maiara Barbosa disse:

    Adorei o roteiro! Vocês conseguiram conciliar passeios em contato com a natureza, na cidade e nas construções antigas… pra quem for ficar mais tempo por lá, vocês indicam algum outro ponto turístico?

    • Olá Maiara, obrigado!
      Caso vá permanecer por mais tempo em York, recomendamos passear com calma pelas muralhas e desbravar as pequenas e estreitas ruas do centro histórico, as principais atrações da cidade.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  2. Tiago disse:

    Muito bom o post, impressionado com a beleza da catedral. Vcs ficaram quanto tempo na cidade? vi que chegaram a tarde, chegando cedo vc acha que 1 dia por lá é o suficiente para conhecer York?

    • Olá Tiago, boa tarde!
      Ficamos felizes que tenha gostado do post de York.
      Permanecemos na cidade por pouco mais do que um dia inteiro dividido entre dois dias.
      É possível chegar cedo e conhecer o principal em um dia completo, mas recomendaríamos ficar pelo menos um dia e meio para ter mais tranquilidade e curtir a noite da cidade.
      Qualquer dúvida seguimos à disposição.

  3. Liany A Garves disse:

    Que delícia esse roteiro né! Ainda não conheço York mas conheço bem a Inglaterra. Fiquei fascinada com as fotos e com tudo mais. O lugar é realmente encantador. O roteiro de vocês está muito bom e super completo! Obrigada pelas dicas

  4. Mari Zoghbi disse:

    Eu adoro o estilo Gótico em igrejas e achei a York Minster maravilhosa!! Adorei seu post super completo e informativo, é um destino que nunca pensei em incluir no meu roteiro mas agora já está lá na listinha!

    • Oi Mari, a York Minster é incrível mesmo e concordo plenamente – o estilo gótico é fabuloso pelas linhas marcantes.
      Que bom que gostou do post e serviu para refletir sobre um novo destino.
      Qualquer dúvida é só falar.

  5. Andréa Azevedo disse:

    Aquele tipo de bate-e-volta que certamente eu faria, pois eu adoro cidades medievais. Fico imaginando como seria a vida dentro das muralhas…principalmente em uma cidade tão antiga como York. Adorei o post!

  6. Aninha disse:

    A Catedral parece ser uma das mais lindas que já vi, fiquei encantada.

    Conhecer York seria uma oportunidade incrível, e poder fazer bate e volta desse nível é uma coisa que aa curtas distâncias da Europa permitem! Europa que me aguarde

  7. Rayane disse:

    Ler esse artigo me fez lembrar da série Downton Abbey. Apesar dela não ser filmada em York, na série eles falam muito sobre a cidade e fiquei com vontade de conhecê-la. Seu roteiro detalhado me deu mais vontade! Adoro cidades medievais! Lindas fotos