Um dia nas piscinas naturais de Maragogi
Conforme explicamos no post de Alagoas, um dos destinos do norte do estado é a cidade de Maragogi. Localizada a 130 km de Maceió (e Recife), esse pequeno município de pouco mais de 30 mil habitantes ficou famoso pelas grandes piscinas naturais de água cristalina e diversos tons de azul.
Veja nosso guia para a cidade:
Qual a melhor época para ir em Maragogi?
Faz calor o ano inteiro, mas entre março e agosto as chuvas são comuns, o que pode prejudicar a visita às praias. Portanto, recomendamos viajar entre setembro e fevereiro, quando as chuvas são mais escassas (fomos em outubro de 2016). No entanto, mais importante do que as chuvas é a consulta à tábua de marés, que permite programar o melhor dia para visitar as piscinas naturais. Veja como usar a tábua de marés em “Tábua de Marés: o que é e como usar“!
Quanto tempo ficar em Maragogi?
O principal passeio é para as piscinas naturais e, portanto, a cidade pode ser conhecida em um dia. Alguns viajantes optam por ficar mais tempo e conhecer algumas praias nos arredores, como Japaratinga (a 10 km), São Miguel dos Milagres (30 km via balsa ou 70 km sem balsa) e Carneiros (a 55 km).
Como chegar em Maragogi?
Existem duas possibilidades:
- Excursões: contratar passeios nas agências de Maceió ou Recife, que possuem saídas diárias para um bate e volta para Maragogi. Como dissemos acima, o mais importante é consultar a tábua de marés, para evitar a visita em um dia sem passeios ou com passeios em condições inadequadas. Além disso, não deixe de conferir o horário previsto de chegada nas piscinas, para evitar a maré mais cheia.
- Carro: sem dúvida é a mais recomendada. A estrada é bem conservada e sinalizada e o carro permite maior flexibilidade na chegada e saída à Maragogi, assim como a parada em outras belas praias no trajeto. Vindo de Recife pegue a BR-101/PE-060/AL-101 e de Maceió a AL-101.
Sinceramente, a distância de ambas as capitais implica em uma viagem total de 5 horas, e não compensa fazer um bate e volta para um passeio curto, sobretudo com a oferta de piscinas naturais mais próximas das capitais em ambos os estados. Para completar, dependendo do horário das marés, a saída terá que ser muito cedo para chegar a tempo do melhor horário.
Onde ficar em Maragogi?
Existem algumas opções de hotéis (veja todos aqui). Ficamos na Pousada Olho D’Água, uma simples, mas limpa pousada, com ótimo custo-benefício para apenas uma noite e excelente localização – em frente ao local de saída das lanchas, encurtando nosso deslocamento.
Outras sugestões são os centrais Hotel Areias Belas e Pousada Taieiras ou os luxuosos e mais afastados Camurim Grande e Praiagogi Boutique.
Como visitar as piscinas naturais (ou Galés) de Maragogi?
Existem duas alternativas:
- Catamarãs: grandes embarcações que demoram mais tempo para chegar até as piscinas e transportam um maior número de pessoas. A principal vantagem é o preço. No entanto, pelo tempo de deslocamento e quantidade de turistas, a visita pode ficar prejudicada.
- Lanchas: transportam cerca de seis pessoas e pelo menor tempo de deslocamento chegam e partem antes da chegada dos catamarãs, o que permite uma visitação mais exclusiva. A desvantagem é o preço, mas a diferença não é grande e, portanto, vale a pena!
A principal dica é reservar com antecedência o passeio, pois pode não conseguir vaga. Quase não conseguimos fazer porque deixamos para fazer as reservas no dia anterior da chegada e já não havia disponibilidade nos catamarãs e apenas quatro vagas (no total) nas empresas de lancha consultadas.
O que fazer? O roteiro que fizemos!
Estive duas vezes em Maragogi: uma com meus pais e outra com Thiago. Na primeira foi um bate e volta a partir de Maceió. Chegamos muito tarde à cidade e, por isso, a maré estava altíssima! Além de cansativa, foi um desastre. Já na segunda, dormimos na cidade após um maravilhoso dia pelo litoral norte (veja em “Maceió e Litoral Norte: Sereia, Pratagy, Ipioca, Paripueira e Carro Quebrado“). Tentamos jantar no bem conceituado Tuyn, (dentro do Praiagogi) mas estava lotado. Jantamos, então, no delicioso Netun (dentro do Hotel Areias Belas) e foi formidável, além de ser pertinho do hotel. Outra opção é o Camurim Grande (dentro da pousada homônima).
No dia seguinte, acordamos cedo e embarcamos na lancha para as galés. Foi ótimo, porque o ponto de saída era em frente à pousada. Com maré excepcional, céu de brigadeiro e águas cristalinas, o passeio foi perfeito, mas achei a variedade de peixes muito pequena e bem menor se comparada à minha visita alguns anos antes. Segundo o guia, pelo turismo excessivo o impacto ambiental foi expressivo!
Retornamos para a orla, ficamos um pouco na praia e na piscina do hotel, antes de seguirmos para a paradisíaca São Miguel dos Milagres (veja em “São Miguel dos Milagres: o paraíso é aqui!“).
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
Oiii! Peguei muitas informações bacanas aqui. Super obrigada!!!!
Estou indo para São Miguel dos Milagres no auge da maré baixa…. ficaremos 4 dias la e depois vamos a Praia dos Carneiros para mais alguns dias.
Minha dúvida é: em relação as piscinas naturais, você acha que as de Maragogi são muito melhores que a do Toque, por exemplo? Porque tenho a impressão que as de Maragogi estao movimentadas demais e talvez nem valha a pena perder um dia em Milagres pra fazer esse passeio.
O que você acha? Bjs e obrigada desde ja.
Olá Ju. Ficamos muito felizes que tenha gostado dos nossos relatos e dicas!
Nossa percepção é exatamente essa: não vale a pena perder um dia do paraíso que é São Miguel para visitar as piscinas de Maragogi.
Além de mais vazias, achamos as piscinas do Toque com mais vida marinha que às de Maragogi, mesmo tendo ido até as Galés de lancha, ou seja, com menos tumulto.
Qualquer dúvida é só falar. Estamos à disposição.
Grande beijo.
Olá Carol.
Fizemos a reserva do passeio de lancha diretamente com um marinheiro indicado pela pousada onde nos hospedamos.
Ficamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Bom dia! Gostaria de uma ajuda sua. Aluguei um carro e irei passar o dia em Maragogi. Você teria alguma dica de lugares que eu possa ficar em day use? Pelo que pesquisei, só vi o Pontal de Maragogi. Você sabe se tem outros? Muito obrigada.
Boa noite Karina.
Uma outra opção seria no Salinas de Maragogi.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Boa noite
Qual a empresa da lancha?
Obrigada Raquel
Boa noite Raquel.
Fizemos com um marinheiro indicado diretamente pelo hotel.
Qualquer dúvida permanecemos à disposição.
Tem o contato?
Boa noite Raquel.
Infelizmente fizemos direto na recepção do hotel onde nos hospedamos (descrito ao longo do post!) e, portanto, não temos o contato.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Olá!!
Muito obrigada pelas dicas…
Acabei fechando nosso pacote de viagem antes de pesquisar mais sobre os passeios na redondeza, temas hospedagem reservada do dia 15/08 à 20/08 em Maceio.
E queremos muito conhecer Maragogi, São Miguel dos Milagres e se possível a praia dos Carneiros. iremos alugar um veículo para esses 6 dias.
Visto que já temos a hospedagem em Maceio o que você no sugeriria fazer?
Olá Amanda, boa noite!
Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas.
Você já viu nosso post sobre Maceió, com dicas do que conhecer no entorno, além de ótimos restaurantes (https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-maceio/)?
Quanto a Maragogi, recomendaríamos ir um dos dias a São Miguel dos Milagres (https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-sao-miguel-dos-milagres/), região mais deserta, com praias mais intocadas e piscinas naturais. A única recomendação é verificar a Tábua de Marés (https://www.roteirosinesqueciveis.com/tabua-de-mares-como-usar/). Para os demais, existem opções mais próximas do que Maragogi!
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Olá, sou de São Paulo, tenho 6 dias de férias e pretendo fazer o seguinte roteiro: 08/09 até 14/09 = Maceió 3 noites, Maragogi 1 noite e porto de galinhas 2 noites. Acha viável? Acho que dá para conhecer bastante coisa.
Olá Mário Júnior, bom dia!
É viável, mas é importante considerar o tempo de deslocamento entre Maceió e Porto de Galinhas e depois o aeroporto.
Como possui pouco tempo, talvez fosse melhor aproveitar melhor a capital alagoana, desbravando seu litoral norte e sul durante os seis dias e conhecendo as piscinas naturais mais próximas. Você viu o post que fizemos? https://www.roteirosinesqueciveis.com/roteiro-maceio/
Qualquer dúvida estamos à disposição.