Dicas e Roteiros de Viagem pela Inglaterra
Conforme explicamos no post sobre o Reino Unido, a Inglaterra é um dos estados que compõe essa nação. Está localizada na ilha da Grã-Bretanha, fazendo fronteira ao norte com a Escócia e a oeste com o País de Gales. Possui uma população próxima a 55 milhões de habitantes, sendo mais de 9 milhões em Londres, sua capital e maior cidade.
Com uma história que remonta ocupações há mais de 20 mil anos, parte da Inglaterra foi anexada ao Império Romano como uma província no ano 43 a.C. e permaneceu sob seu domínio até o século V. A retirada romana expôs o território a múltiplas invasões e conflitos nos séculos seguintes. A monarquia que se estabeleceu sempre foi alvo de intensas disputas quanto às sucessões, com inúmeras interferências externas e internas.
Por isso, foi apenas a partir do século XVI que alguns aspectos atuais da cultura inglesa ganharam forma com a criação, em 1535, da Igreja da Inglaterra e do Reino da Inglaterra ao anexar o País de Gales, e a influência renascentista italiana. Posteriormente, em 1707, ocorreu um acordo com os escoceses, formando o Reino da Grã-Bretanha. No século seguinte, os estados tiveram grande crescimento com a Revolução Industrial, culminando com o papel central dessa nação desde o período colonialista até os dias atuais.
O Reino Unido (e, assim, a Inglaterra) fez parte do que se tornou a União Europeia (UE) desde 1973, mas sua moeda continuou sendo a libra esterlina. No entanto, em 2016, a maioria da população votou pela saída do país do bloco, o que ainda não ocorreu em definitivo. Portanto, as regras de imigração continuam as mesmas, ou seja, assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias, nem vacinação obrigatória para brasileiros, mas o controle de fronteiras sempre foi mais rigoroso do que no restante da UE.
O idioma oficial é o inglês. O fuso horário é de mais 3 horas em relação a Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é o temperado marítimo, com grande variação de temperatura, podendo chegar a 30ºC no verão e próximo a 0ºC no inverno. O tempo é muito instável, sendo comuns dias nublados e chuvosos (leve guarda-chuva!) distribuídos ao longo de todo o ano. Além da cerveja nos pubs e do chá da tarde, os ingleses são famosos pelo autêntico fish and chips (peixe frito com batatas fritas).
O roteiro para a Inglaterra pode ser direcionado apenas para Londres e seus arredores ou incluir outras cidades no interior do país e dos demais membros do Reino Unido e Irlanda. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus, barco ou avião, com voos diretos a partir das principais cidades brasileiras para a capital Londres.
Estivemos na Inglaterra em março de 2015 durante uma viagem de carro muito especial pelas principais regiões e cidades do Reino Unido e República da Irlanda:
- Voltando no tempo pelas ruas e igrejas dentro das muralhas de York
- Bath, um pedacinho do Império Romano dentro da Inglaterra
- Os mistérios de Stonehenge
- A jovem e descontraída Oxford
- A nublada mas nada cinzenta Londres
- Um bate e volta ao Castelo de Windsor
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!