Dicas e Roteiros de Viagem pela Escócia
Conforme explicamos no post sobre o Reino Unido, a Escócia é, desde 1707, um dos estados que compõe essa nação. Está localizada na ilha da Grã-Bretanha, fazendo fronteira ao sul com a Inglaterra. A principal divisão territorial é entre as Lowlands (parte inferior) e Highlands (parte superior), com mais de 700 ilhas. Possui uma população próxima a 5 milhões e meio de habitantes, sendo mais de 600 mil em Glasgow, sua maior cidade, e 500 mil em Edimburgo, sua capital e segunda maior cidade.
Anexada ao território britânico desde 1707, inúmeros movimentos questionaram a submissão ao poder inglês. No entanto, os conflitos foram muito menos violentos do que aqueles da Irlanda do Norte. A mais recente tentativa de separação ocorreu em 2014 com o plebiscito para a independência da Escócia, com pequena margem em favor do “não”.
O Reino Unido (e, assim, a Escócia) fez parte do que se tornou a União Europeia (UE) desde 1973, mas sua moeda continuou sendo a libra esterlina. No entanto, em 2016, a maioria votou pela saída do país do bloco, o que ainda não ocorreu em definitivo. Portanto, as regras de imigração continuam as mesmas, ou seja, assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias nem vacinação obrigatória para brasileiros, mas o controle de fronteiras sempre foi mais rigoroso do que no restante da UE.
Os idiomas oficiais são o inglês e o escocês, e ambos são utilizados em todas as placas públicas. No entanto, não se desespere, todos falam inglês! O fuso horário é de mais 3 horas em relação a Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima é o temperado oceânico, com baixa variação entre a mínima e máxima do inverno (0ºC e 6ºC) e do verão (10ºC e 18ºC), e o tempo é muito instável, sendo comum dias nublados e chuvosos (leve guarda-chuva!) ao longo de todo o ano e neve no inverno.
Pelo pequeno tamanho e proximidade da Irlanda e Grã-Bretanha, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser de carro, trem, ônibus, barco ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.
Estivemos na Escócia em março de 2015 durante uma viagem de carro muito especial pelas principais regiões e cidades do Reino Unido e República da Irlanda:
- Desbravando a medieval Edimburgo, capital da Escócia
- Percorrendo castelos, lagos e destilarias nas Highlands escocesas
- Um dia na mágica e inesquecível Ilha de Skye
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!