As praias e rios de cor verde esmeralda e azul turquesa de Alagoas
Alagoas é um estado de beleza natural incrível, com praias de água azul turquesa, rios de cor verde esmeralda, cânions navegáveis, trilhas pelo sertão, hotéis maravilhosos e uma gastronomia deliciosa! Com uma área territorial pequena – o segundo menor estado brasileiro -, é possível cruzar o litoral de ponta a ponta em pouco mais de 4 horas de carro (300 km). Por isso, em outubro de 2016 decidimos fazer uma viagem de quase duas semanas pelo estado e apresentamos um roteiro que permitirá que conheça as principais praias, rios, restaurantes e passeios, de norte a sul.
Limitado ao norte por Pernambuco, estado do qual já fez parte até o início do século XIX, ao sul pelo Sergipe e a oeste pela Bahia, o estado de Alagoas tem uma população de pouco mais de 3 milhões de habitantes, sendo um terço em Maceió, sua capital. Possui uma economia voltada para a agropecuária, sobretudo plantações de cana-de-açúcar e coco.
Qual a melhor época para ir em Alagoas?
O clima de Alagoas é tropical quente e úmido no litoral, com um interior bem mais seco. Logo, faz calor o ano inteiro, mas entre março e agosto as chuvas são comuns, o que pode prejudicar a visita às praias. Portanto, recomendamos viajar entre setembro e fevereiro, quando as chuvas são mais escassas.
Outro dado importante na visita ao litoral nordestino é a tábua de marés, que permite programar os melhores dias para fazer alguns passeios, sobretudo àqueles para piscinas naturais. Veja como usar a tábua de marés em “Tábua de Marés: o que é e como usar“!
Como chegar em Alagoas?
A maior parte dos viajantes chega em Alagoas de avião pelo Aeroporto Internacional de Maceió, localizado a 25 km da orla de Maceió. As principais companhias aéreas brasileiras possuem voos diretos das capitais brasileiras para a capital alagoana. As melhores alternativas para o deslocamento do aeroporto para o centro são: carro alugado, transfer ou táxi.
Se estiver de viagem pelo Nordeste, pode também chegar de carro a partir de Pernambuco (260 km de Recife) ou Sergipe (280 km de Aracaju).
Como fazer os passeios?
Existem basicamente duas alternativas:
- Excursões: contratar passeios nas agências locais, que possuem saídas diárias para quase todos os passeios tanto para o litoral norte como sul. O custo não costuma ser elevado, mas é importante pesquisar, pois os preços variam (e muito!) entre as empresas!
- Carro: sem dúvida é a mais recomendada. Com estradas bem conservadas e sinalizadas, tanto para o litoral norte como sul, é a opção que garante maior flexibilidade e menor custo, uma vez que permite combinar passeios no mesmo dia e permanecer o tempo que desejar em cada uma das atrações.
Onde ficar em Alagoas?
A principal base para fazer praticamente qualquer passeio é a cidade de Maceió. No entanto, São Miguel dos Milagres merece alguns dias para conhecer e aproveitar esse paraíso. Da mesma forma, os belíssimos passeios pelos cânions do rio São Francisco e pela Rota do Cangaço partem da cidade de Piranhas, a quase 4 horas de Maceió e, portanto, um bate e volta torna-se muito cansativo. Por último, dependendo do seu trajeto, como a navegação pela Foz do São Francisco sai da cidade de Piaçabuçu, uma alternativa é dormir na histórica Penedo.
Obs: Veja os roteiros das cidades abaixo, onde relatamos nossas experiências nos hotéis que ficamos, junto com outras sugestões.
O que fazer? Destinos e Roteiros!
Nosso passeio por Alagoas englobou praticamente todo o estado. No entanto, para contemplar os viajantes que dispõe de menos tempo e decidiram visitar apenas uma região do estado, dividimos o roteiro em alguns posts. Clique nos links ao lado das fotos para a descrição completa do roteiro de cada região.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
Estou viajando com minha filha e marido por isso 19 dias no litoral de Alagoas mas estou na dúvida de como dividir o roteiro incluindo piranhas e São Miguel dos milagres.
Olá Aline.
Os 19 dias serão exclusivamente para Alagoas ou pretendem ir para alguma outra região, como Porto de Galinhas ou Carneiros, em Pernambuco? Em Alagoas, além de Piranhas e São Miguel, onde mais pretendem visitar?
Vocês já sabem o horário de chegada e saída?
Ficamos no aguardo.
A ideia é ficar só em Alagoas, mas conhecer o máximo de lugares sem ficar cansativo. Por isso que sei que o ideal é selecionar os melhores destinos para ficar. Eu chego dia 07 de madrugada e volto no dia 26 tb de madrugada.
Obrigada ?
Perfeito, vocês têm toda razão.
Para sugerir uma divisão de dias ao longo deste período, precisaria saber se topam deslocar do aeroporto de Maceió (é por onde chegam, certo?) no próprio dia da chegada até Piranhas (4h de viagem) ou se preferem descansar em Maceió e partir em um segundo momento.
Eu verifiquei a tábua de marés e acho que o ideal é subir primeiro, os primeiros dias reservei hospedagem em Pajuçara mas daí em diante tenho dúvidas sobre onde me hospedar e Qt tempo ficar.
Quais dias já definiu por Pajuçara?
Atenciosamente.
De 7 a 09/01 e no dia 10/01 saindo de Pajuçara em direção a São Miguel dos Milagres, parando em Ipioca e Paripueira. Reservei 4 dias em SJM, Dia 14/01 a tarde indo para Maragogi, 3 dias em Maragogi , até 17/01 saindo a tarde vou para barra de São Miguel. Lá 4 dias inteiros para explorar as praias da região ,21/01 no final da tarde iria para Piaçabuçu.
Ficaria um dia em Piaçabuçu, saindo no dia seguinte , 23/01 depois do almoço para piranhas, conheço a região dia 24/01 e dia 25/01 volto para Maceió, dê preferência em algum lugar para passar o dia, tipo day use, pois meu voo de retorno e na madrugada.
Oi Aline, praia é sempre relativo como distribuir os dias porque depende de quanto turismo ou descanso queremos naquela viagem.
Quanto ao final – Piaçabuçu e Piranhas -, agendando direitinho os passeios para a Foz, Rota do Cangaço e Canions (+/- Vale dos Mestres), a distribuição está perfeita, mas esta volta para Maceió após os passeios e um voo ainda de madrugada será bem cansativa para concluir a viagem, até porque chegará, no mínimo, após o almoço.
Nossa sugestão seria justamente inverter, caso ainda seja possível, começando por lá (sul do estado), subindo para Barra de São Miguel, Pajuçara, Paripueira, São Miguel e Maragogi, sendo uma boa alternativa fazer o day use do último dia em Ipioca, bem próximo a Maceió. Desta forma, começa com a parte mais cansativa dos passeios mais longos e vai reduzindo, além de minimizar o cansaço do retorno, com distâncias menores a serem percorridas e relaxando em um day use como tinha pensado.
Mais um detalhe, em um dos dias de Maragogi sugerimos ir até a Praia dos Carneiros.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Muito obrigada pelas dicas ! Vcs me ajudaram bastante!
Vou tentar ajustar a ordem dia passeios. ?
Perfeito Aline, o que precisar estamos sempre à disposição.
Se as reservas de hotel forem feitas pelo Booking, agradeceríamos se iniciasse o processo de reserva pelo nosso site, contribuindo para a manutenção do mesmo.
Desde já desejamos uma ótima viagem!
Olá boa noite. Irei para Maceió de 19/02 a 26/02. Estou com dúvidas de como dividir a rota e os dias. Pensei em ficar do dia 19/02 (chegamos no final do dia) até 22/02 hospedados em Maragogi com carro alugado, para fazermos Maragogi, Milagres, Japaratinga e se der Carneiros. Voltaremos para Maceió no dia 22/02 a noite e ficaríamos até o dia 26/02 de manhã quando retornaremos para casa. Nesse período final pensamos em fazer Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Francês e Gunga. O que você me recomenda? Obrigada.
Olá thaynara, tudo bem?
Vocês vão amar essa semana em Alagoas.
Acreditamos que os 3 dias serão justos, mas conseguirá visitar o norte do estado. Se conseguisse acrescentar um dia ou voltar no final mesmo do dia 22 seria o ideal.
Quanto ao restante em Maceió, as três praias urbanas são rápidas de conhecer e o maior charme são os restaurantes e caminhar na orla, então está bem tranquilo mesmo que opte por um dia no Francês e um dia no Gunga. No entanto, sugerimos um pulo no francês no retorno do gunga, para ver o que acham e refletir se não valeria ir um pouco mais ao sul até as Dunas de Marapê (achamos mais legal e diferente do que o Francês) ou até mesmo até a Foz do São Francisco.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Obrigada pelo retorno! Vcs são demais mesmo! Acabamos redistribuindo a viagem toda… Chegaremos dia 19 no final do dia em Maceió e dormiremos por lá. Dia 20 seguiremos cedo para Maragogi e ficaremos até 22/02 manhã. Seguimos para Milagres dia 22 cedinho e ficamos até dia 24 manhã, quando voltamos para Maceió tbm cedinho e ficamos até a manhã do dia 26. Assim vamos conseguir fazer as principais praias que queríamos, embora um pouco corrido kkkkk…
Nos dias 24 e 25 em Maceió seguiremos suas dicas de visitar as praias urbanas em um dia e no outro faremos Francês+Gunga. O que acha? Um abraço. Obrigada novamente.
Olá Thaynara. Que bom que ajustaram.
Achamos que está ótimo (bem melhor, rsrs!).
Tenham uma ótima viagem e qualquer dúvida seguimos à disposição.