Atacama: Lagunas Cejar, Ojos del Salar & Tebenquiche
Conforme contamos no roteiro do Atacama, na tarde do segundo dia fizemos o passeio pela Laguna Cejar, Ojos del Salar & Laguna Tebenquiche, dentro da região do Salar de Atacama. Não deixe de levar toalhas, chinelos e roupas de banho, pois o mergulho é imperdível. A primeira parada é a Laguna Cejar a apenas 20km de San Pedro. Com múltiplos tons de azul e rodeada por uma paisagem cênica no meio do deserto, sua característica mais marcante é a alta salinidade (alta concentração de sal), o que permite boiar sem auxílio dos braços ou pernas. É uma sensação única! O outro lugar no mundo que permite igual experiência é o Mar Morto.
A segunda parada é mais que bonita e totalmente estratégica – Ojos del Salar, cujo nome reflete suas formas ovais (são duas!) no meio do Salar do Atacama. Outro oásis no meio do deserto, mas de água doce, o que permite tirar o excesso de sal do corpo após o primeiro mergulho. Muitos saltam para verdadeiros mergulhos (a profundidade chega a quase 30 metros!), mas pode-se entrar andando sem muita dificuldade.
Seguimos, então, para a última parada: Laguna Tebinquiche. Nas duas visitas ao Atacama pude deslumbrar duas paisagens completamente distintas: em janeiro a lagoa estava bem seca e o sal no fundo formava um “campo branco” que lembrava neve; já em setembro, toda a área estava coberta pela água! O passeio termina após o pôr do sol (apreciado com um delicioso pisco acompanhado de snacks!) e mais um espetáculo de cores, assim como no Valle de la Luna.
Pôr do sol em janeiro!
Pôr do sol em setembro!
Chegamos em San Pedro próximo das 20h.
Para ver mais dicas dos passeios no Atacama, visite o post “Atacama: As maravilhas de um deserto colorido“.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!