Dicas e Roteiros de Viagem pela Noruega
O Reino da Noruega está localizado no Norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia. Faz fronteira ao norte com a Finlândia e a Rússia, a leste com a Suécia e está muito próxima da Dinamarca. Possui uma população com pouco mais de 5 milhões de habitantes, sendo quase 800 mil em Oslo, capital e cidade mais populosa desse país.
Os primeiros registros de ocupação da região são de mais de 10 mil anos atrás. Os povos viviam sobretudo da caça e pesca, que já era realizada com pequenos e arcaicos barcos. O contato com os romanos permitiu a introdução de elementos como as runas – letras utilizadas pelos povos germânicos e escandinavos – e os objetos de ferro. No entanto, a ocupação germânica representou uma mudança local com a formação de clãs e tribos e a introdução de uma sociedade embrionária que evoluiu para pequenos estados regionais por volta do século VIII.
Os séculos seguintes foram o apogeu dos Vikings, com sua expansão, emigração e comércio por toda a Europa. Um dos exemplos foi a unificação da Noruega por Harald Faihair, que tornou-se o primeiro rei. Com a alteração de algumas tradições e maior contato com o restante dos povos europeus, o sistema de divisão territorial foi modificado e a maior parte das terras tornou-se propriedade de poucos – igreja, monarquia e aristocracia – por volta de 1300. Nesse período a Liga Hanseática expandiu consideravelmente sua influência na Noruega não apenas no aspecto econômicos, mas também político, inclusive estabelecendo um pequeno estado dentro da atual cidade de Bergen.
O crescimento econômico e populacional foi interrompido com a devastação pela Peste Negra, que dizimou mais de 50% da população. Diante da crise e em consequência de um intrincado jogo político, a Noruega uniu-se, primeiramente, à Suécia (União Kalmar) e, posteriormente, à Dinamarca, unificando os três territórios escandinavos. Contudo, embora a Suécia tenha dissolvido a união em 1521, a Noruega permaneceu sob influência dinamarquesa por mais de 400 anos, até 1814. O período de independência foi curto e, logo em seguida, o país foi forçado à uma união com a Suécia, que durou até 1905.
Embora tenha declarado neutralidade, a Noruega foi forçada a ajudar a Inglaterra durante a 1ª Guerra Mundial e invadida foi pelos alemães na 2ª Guerra Mundial, o que incitou movimentos de resistência e ajuda aos Aliados, com papel fundamental em Dunkirk. Desde então o país cresceu e se desenvolveu em todas as esferas, adotando uma política voltada para o chamado bem-estar social escandinavo. O resultado é uma economia moderna e industrializada e sistemas de saúde e educação de altíssimo nível, garantindo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.
A Noruega já foi convidada algumas vezes para fazer parte da União Europeia e, embora tenha uma relação muito próxima, não faz parte. No entanto, assim como nos demais países do bloco, não existe necessidade de visto para permanência menor do que 90 dias, nem vacinação obrigatória para brasileiros, embora o controle de fronteira possa ser mais rigoroso. A moeda utilizada é a coroa noruega e o custo foi o mais alto que encontramos na Escandinávia. Na gastronomia, destaca-se o salmão, o arenque e o bacalhau (fresco!), além dos queijos bem diferentes como o sem graça gamalost e o inesquecível gjeitost. A cerveja, o Akevitt e a vodka são as bebidas alcoólicas preferidas da população.
Os idiomas oficiais são o norueguês e o sami. No entanto, não se desespere, todos falam inglês! O fuso horário é de mais 4 horas em relação à Brasília, variando conforme o horário de verão. O clima varia com a região da Noruega, mas como regra geral o inverno é muito frio (média entre 0 e -15ºC, dependendo da latitude) com dias muito curtos, enquanto o verão apresenta temperatura amena (média em torno de 15ºC) em longos dias. O maior destaque do país são os famosos fiordes!
Pela proximidade com a Dinamarca e Suécia, geralmente o roteiro inclui cidades dos demais países. Dessa forma, o deslocamento pode ser realizado de carro, trem ou avião, não existindo voos diretos a partir do Brasil.
Estivemos na Noruega em maio de 2017 em uma viagem muito especial pela Escandinávia, passando pela Dinamarca, Suécia e Noruega!
- Fiordes da Noruega: Tudo o que você precisa saber
- A charmosa e antiga Stavanger, base para a incrível Pulpit Rock
- Escalando a famosa e deslumbrante Pulpit Rock (Preikestolen)
- Um maravilhoso dia de sol na chuvosa Bergen
- Navegando no Hardangerfjord até à Vøringsfossen
- De carro pelas cachoeiras e fiordes, de Borgund a Undredal
- De Bergen à Flam pelo Sognefjord, uma alternativa espetacular
- A encantadora Flam – mais do que uma ferrovia e um fiorde
- Uma surpresa chamada Oslo
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!