Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã do Brasil
A Oktoberfest Blumenau foi inspirada na homônima festa alemã que ocorre desde o início do século XIX. Curiosamente, durante mais de 100 anos, a cerveja, um dos itens mais tradicionais da festa atual, era proibida. Nos dias de hoje, milhões de pessoas comparecem todos os anos a Munique e consomem mais de 5 milhões de litros de cerveja! Em Blumenau a festa começou em 1984 e cresceu exponencialmente, tornando-se a maior festa alemã do país e uma das maiores do mundo, atraindo mais de 500 mil pessoas anualmente que consomem mais de 600 mil litros de cerveja nos 19 dias de festa!
No entanto, o primeiro e maior equívoco é achar que a festa se resume a cerveja! Na realidade, o evento é uma verdadeira celebração dos traços culturais deixados pelos imigrantes que ali chegaram há mais de 150 anos. A maior prova é a quantidade de famílias descendentes de alemães vestidas a caráter, compostas por várias gerações (de bebês a idosos) que juntas cantam (em alemão!), dançam (danças típicas!) e comem segundo os costumes passados de pai para filho. Um espetáculo!
Antes de descrevermos nossa experiência, resolvemos responder às perguntas mais frequentes:
Quando ocorre a Oktoberfest Blumenau?
A partir da primeira quarta-feira de outubro até o terceiro domingo, totalizando 19 dias de festa!
Onde se hospedar na Oktoberfest Blumenau?
Recomendamos a hospedagem na própria cidade de Blumenau (conforme descrito no post “Blumenau, um pedacinho da Alemanha no sul do Brasil“). É fundamental reservar o hotel com bastante antecedência, pois não existem muitas opções que, a despeito dos custos mais elevados nos finais de semana, lotam!
Como chegar na Oktoberfest Blumenau?
Existe estacionamento bem próximo, mas o trânsito é caótico e muitas vezes todos podem desejar beber. Portanto, sugerimos ficar em um hotel que possua garagem e fazer o deslocamento do centro até o Parque da Vila Germânica a pé (cerca de 2 km) ou de táxi.
A entrada da Oktoberfest é paga?
Sim (exceto algumas datas e horários) e recomendamos a compra antecipada dos ingressos pelo site oficial. Os dias mais movimentados (feriados, sextas e sábados) podem ficar lotados. Os valores variam de acordo com o dia!
A festa fica muito cheia?
Depende. Fomos quatro dias seguidos (abertura na quarta), quinta-feira, sexta-feira e sábado em 2016 e, como esperado, o movimento varia bastante, dependendo inclusive do horário, sendo sábado o dia mais cheio. No entanto, não sofremos com filas grandes nem mesmo para a compra da comida no sábado. A principal diferença é que os espaços ficaram mais cheios mais cedo! No entanto, são quatro pavilhões imensos mais a área externa. Portanto, o público se distribui sem confusão e tumulto em um clima muito familiar, sobretudo antes da madrugada.
Vale a pena ir mais de uma noite?
Com certeza! A experiência é formidável. Além de super organizado, come-se e bebe-se muito bem e por um preço justo, ao som de muita música alemã em um ambiente alegre e descontraído.
Como foi nossa experiência e roteiro?
Chegamos em Blumenau na quarta-feira e aproveitamos para assistir ao desfile que ocorre em horários previamente estipulados, nas quartas e sábados na Rua XV de Novembro, no centro da cidade. Durante o dia o Bierwagen distribui chopps gratuitamente para o público, o que é repetido durante o desfile de mais de 1h de duração, que conta com inúmeros carros folclóricos, ao som de música e dança alemã com integrantes de todas as idades – de bebês a idosos de uma mesma família, caminhando lado a lado!
Desfile
Após o término, seguimos para o Parque Vila Germânica, onde assistimos a cerimônia de abertura, com a sangria do primeiro barril. Valeu muito a pena! O ritual é bem produzido e retratado nos telões para que todos possam acompanhar todos os passos.
A partir desse ponto, todos os dias foram bem semelhantes e aproveitamos para nos divertir bastante nos diferentes pavilhões, provando todas as variadas cervejas e a grande oferta de pratos típicos alemães (e locais!)! Sensacional – parecia que estávamos na Alemanha!
Ao longo da noite, alguns concursos divertem o público, como o chopp a metro e o de lenhador! As disputas são abertas a todas as idades (o chopp não é alcoólico) e com inscrições no próprio dia!
Outra atração formidável e histórica é a apresentação dos grupos de dança folclórica, que são inspirados em coreografias de pequenos vilarejos alemães de centenas de anos! Essa foi uma das grandes diferenças para a Bauernfest (a Festa do Colono Alemão de Petrópolis/RJ – veja mais no post “Bauernfest: Festa do Colono Alemão em Petrópolis“): enquanto na Oktoberfest essas apresentações ocorrem eventualmente ao longo dos intervalos das bandas germânicas, na Bauernfest é justamente o oposto!
Gostou das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
AMEEEEI! Sou louca para ir na Oktober, essa festa deve ser um máximo. Aguei com as comidas, parecem deliciosas!
Olá Nicole. A festa é espetacular! Vai amar…
Ah que máximo!
Só conheço esta festa e um bate e volta, mas vou voltar para um tour completo!!!
Que máximo
Vale super a pena Marthon. Vai adorar!
Nossa passou um filme na minha cabeça com esse post, quando eu era mais novinha eu e minhas amigas enlouquecia para ir nessa festa hahaa.. bateu saudades.. Adoreii o post e as dicas .. ooh festa animada né? abraços
Simplesmente demais! Grande abraço.
Tenho vontade de ir para a Oktoberfest, que legal esse post!!! IMagino que deve ter muitaaaaa cerveja e comida gostosa né =D kkkkkkk Beijos
É espetacular Livia. Vai amar!
Eeeee festona boa, hien? Tô pensando seriamente em ir neste ano.
Adorei as dicas.
P.S: vocês dois ficaram muito fofos a caráter!
Boa demais! Vai sim, vale super a pena e não sai caro.
PS: muito obrigada!!!
Oiiii… vi que tem um camarote na festa… será que compensa? ou melhor curtir os pavilhões?
Ola Cris.
Não tem grande vantagem, salvo na madrugada de sexta ou sábado quando fica mais cheio, mas sinceramente andar pelos pavilhões e pela Vila é o mais divertido e não é difícil comprar a bebida!
Qualquer dúvida só falar.
Atenciosamente.
Uauu!! Eu já ouvi falar demais dessa festa, mas não sabia que a estrutura era assim TÃO grande! Adorei o relato de vocês, obrigada por compartilhar!
Obrigada Livia! É espetacular, vale super a pena participar!
Olá R.I, tudo bem ai? Estamos indo (eu e o namorado) a Oktoberfest no seu último fim de semana (ansiedade máááxima rsrs)!
Vocês, no sábado, ficaram o dia todo pela Vila (e arredores)? Estarei em Balneário mas pretendo ficar o dia todo e entrar pela noite no sábado, porque bate-e-volta é quase inviável rsrs é muito chão rsrs Será que é possível? Ameeeiii as fotos e dicas! Abraços dessa também carioca rs
Boa noite Karine.
Obrigado! Ficamos felizes que tenha gostado do post e temos certeza de que irão amar e se divertir muito na festa.
No sábado entramos no final da tarde para conhecer a Vila de dia, mas é possível entrar apenas de noite sim, sem problemas. No entanto, recomendamos comprar os ingressos com antecedência no site oficial para evitar problemas.
Se optarem por entrar à noite, recomendamos assistir o desfile no final da tarde no centro de Blumenau! Vale super a pena.
Quanto a bate e volta, certamente não recomendamos, pois além de ser longe e cansativo, limitaria se quisessem beber alguma coisa.
Qualquer dúvida é só falar.
Grande abraço e desde já boa viagem.
Post maravilhoso, irei esse ano( 2018), ficarei só os 3 últimos dias, espero conseguir aproveitar bastante. 🙂
Boa noite Vanessa. Muito obrigado!
Temos a certeza de que irá curtir bastante a festa.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Estou hospedado em Balneário Camboriú por 4 dias, e dando uma lida no blog, aproveitamos pra ir a Blumenau quinta. Apesar de ter sido bate e volta, e termos ido há umas 11h, gostei. Usei algumas dicas de vcs pra curtir com a família. Recomendo a visita a Blumenau. Ontem, sexta, fomos ao Beto Carrero, hj tentaremos ir a Brusque e domingão curtir aqui mesmo em Balneário Camboriú. Grande abraço!
Olá Alexsandro, que bom que estão gostando e ficamos felizes que tenham gostado das dicas.
Essa combinação Balneário – Blumenau é uma ótima pedida. Pensamos em fazer o contrário, mas os dias não estavam muito bonitos.
Se tiverem tempo para passar em Pomerode, não irão se arrepender!
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Um abraço.
Excelentes dicas. Irei esse ano e com certeza aproveitarei melhor a viagem. Li também o post sobre o roteiro na cidade e pretendo fazê-lo durante o dia. Tenho certeza que minha viagem foi bastante facilitada com essas dicas.
Olá Mário, muito obrigado pelo feedback!
Ficamos felizes que nossas dicas foram úteis para sua viagem.
Esperamos que aproveite bastante a viagem. A Oktoberfest é sensacional!
Qualquer dúvida ou sugestão estamos à disposição.