Visitando Pomerode e a herança alemã na Rota do Enxaimel
Conforme explicamos no post de Blumenau, Pomerode é uma cidade imperdível em uma visita de três dias (e eventualmente até dois) à região. Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, está localizada a apenas 30 km de distância de Blumenau. Embora a vizinha tenha forte fama pela colonização alemã, certamente o título de “cidade mais alemã do Brasil” é mais do que merecido de Pomerode, colonizada pelos imigrantes vindos da Pomerânia, região ao norte da Alemanha, incentivados por Hermann Blumenau, em meados do século XIX.
Veja nosso guia para a cidade:
Qual a melhor época para ir em Pomerode?
A cidade pode ser visitada durante o ano todo, mas o destaque fica para os períodos festivos, sobretudo janeiro quando ocorre a Festa Pomerana, uma festividade em homenagem à cultura dos imigrantes alemães, com muita música e gastronomia.
Quanto tempo ficar em Pomerode?
Em menos de um dia é possível conhecer os pontos turísticos principais da cidade que é justamente o que descrevemos ao longo do post. Saímos cedo de Blumenau e retornamos no final da tarde.
Como chegar em Pomerode?
De Blumenau são apenas 40 minutos (30 km) pela SC-421. Existem excursões regulares para aqueles que estiverem sem carro.
Onde ficar em Pomerode?
A maior parte dos turistas opta por ficar em Blumenau (veja nossas sugestões no post “Blumenau, um pedacinho da Alemanha no sul do Brasil“) pela proximidade e melhores opções de hotel. Foi o que fizemos quando estivemos na região.
O que fazer? Roteiro Diário!
O Portal Sul, logo na entrada da cidade ao chegar de Blumenau, recebe o visitante com uma réplica do estilo enxaimel, característica marcante da cidade que abriga um dos maiores e mais bem conservados acervos fora da Alemanha. Esse tipo de construção, presente em mais de 200 casas e estabelecimentos da cidade, tem forte origem germânica e consiste em paredes erguidas com hastes de madeira entrelaçadas preenchidas com pedras e tijolos. Na base do pórtico uma pequena loja de artesanato vende souvenirs e o delicioso queijo pomerano.
Estacione na praça logo atrás e conheça a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, com obras do artista retratando situações e personagens do cotidiano.
Na quadra seguinte está o simples prédio da Prefeitura Municipal de Pomerode e, em seguida, a imperdível loja dos Chocolates Nugali. Não conhecíamos, mas os produtos dessa pequena fábrica de chocolates, premiada mundialmente, nos conquistaram! Vale a parada.
Pegando novamente o carro, continue pela rua principal (rua XV de Novembro) até a próxima rua à direita (rua Paulo Zimmermann) para conhecer o Teatro Municipal de Pomerode, inaugurado em 2009, em frente à Praça Torgelow, construída em 2010, para comemorar os 180 anos da imigração alemã para o estado. Não deixe de contemplar as esculturas de bronze em tamanho real que representam a vida dos imigrantes na chegada ao Brasil.
Bem ao lado está a Cervejaria Schornstein, uma pequena fábrica de cerveja artesanal fundada em 2006, que conta com um agradável bar para apreciar seus diferentes tipos de cerveja, acompanhados da deliciosa comida local.
Fechando essa área da cidade, praticamente em frente à cervejaria, está o Museu Pomerano que conta a história da imigração alemã para a cidade, com diferentes peças e utensílios trazidos e utilizados desde a chegada dos primeiros imigrantes. Infelizmente estava fechado e não pudemos conhecer.
Siga até a outra ponta da cidade, onde está o Portal Norte (Wolfgang Weege). Inaugurado em 2000, é uma réplica do Portal de Stettin, capital da Pomerânia de 1725 a 1945.
Retorne algumas centenas de metros até a bucólica Praça Erwin Zastrow. Uma de suas transversais é a porta de entrada para a Rota do Enxaimel, um trecho de aproximadamente 16 km com construções da época da imigração que nos transportam para a Alemanha rural do século XVIII e XIX. Logo no início da rota, está a Casa do Agricultor, que vende produtos regionais.
A Rota do Enxaimel possui trechos de asfalto e de terra batida e abriga algumas dezenas de construções no estilo Enxaimel com uma conservação impressionante. Além de permitir conhecer as edificações típicas, o passeio é uma viagem no tempo, com a passagem pelos cemitérios, plantações, igrejas e casas utilizadas pelos imigrantes.
Antes de seguir para a Casa do Imigrante, duas rápidas paradas valem a pena: a Fábrica de Porcelanas Schmidt (rua Luiz Abry, 849), empresa com mais de 70 anos de história que conta com um pequeno museu e uma loja de fábrica, e o Museu do Marceneiro (rua Alfredo Hoge, 525), com uma pequena loja e algumas engrenagens que datam do início da produção dos móveis da empresa familiar Behling.
Dirija mais 4 km pela SC-416, que liga Pomerode a Timbó, para visitar o Museu Casa do Imigrante, um local em construção enxaimel com móveis, utensílios e ferramentas que reproduzem o estilo de vida e o cotidiano dos primeiros imigrantes alemães ao chegarem à cidade.
Já no caminho de volta para Blumenau, faça um pequeno desvio logo após o Portal Sul para conhecer a Fábrica de Cristais Oxford (Av. 21 de Janeiro, 3540), com preços mais acessíveis em artigos de cristal e porcelana.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
só não foi na principal atração. o ZOO
Boa tarde Jefferson.
Obrigado pelo comentário e pela dica!
Quando voltarmos certamente consideraremos.
Viajaremos hoje. Seu roteiro, organizado por localização geográfica, nos ajudará muito.
Obrigada.
Ficamos muito felizes que tenha gostado e desejamos uma ótima viagem.
Quais são os lugares que oferecem excursões saindo de Blumenau?
Boa noite Debora.
Você se refere a empresas ou destinos?
Existem passeios oferecidos por diferentes empresas de turismo para Pomerode, Brusque e alguns pontos mais distantes da própria cidade.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Bom dia. Iremos na primeira semana de julho e pretendo seguir seu roteiro. Vou adicionar uma parada no zoológico. Gostaria de uma sugestão de restaurante típico da região, para almoçar. Muito obrigado pelas dicas
Bom dia Pablo.
Ficamos felizes que tenham gostado do roteiro.
Temos a certeza de que irão adorar a cidade!
Indicamos a cervejaria que mencionamos no post (Schornstein) ou o restaurante WunderWald (cozinha alemã).
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Silvia,
Pensei em pegar um uber para ir a Pomerode e andar lá a pé. Dá para conhecer todos esses pontos da cidade a pé?
Obrigada!
Olá Priscila.
Não é possível fazer o deslocamento em Pomerode à pé. Nossa sugestão, caso não deseje estar de carro, é contratar um passeio na cidade de origem que englobará a visita aos principais pontos.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Conhecer, está linda cidade!
Vai adorar Ademir!
Olá, vou em setembro com crianças vou ficar em penha e Balneário Camboriú vou estar sem carro e gostaria muito de conhecer a cidade mais vi que fica um pouco distante, alguma sugestão?
Olá Debora. Nossa sugestão é alugar um carro e fazer um bate e volta, saindo de manhã bem cedinho quando estiver em Penha, pois a distância para Pomerode é menor. São aproximadamente 2 horas para ir e 2 horas para voltar. O roteiro do post contemplará as principais atrações e é viável de ser feito em um dia sem grandes dificuldades.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Boa tarde Débora,
também vou para Penha, em setembro, com meu filho de 9 anos e vou contratar um carro para fazer o roteiro Blumenau e Pomerode. Se tiver interesse em dividir o carro, podemos entrar em contato!!
P.S. Amei o roteiro que a equipe Roteiros Inesquecíveis montou. Vai me ajudar muito!!
Olá Raquel.
Ficamos muito felizes que tenha gostado do roteiro de Blumenau e Pomerode.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Fomos no domingo 28/07/2019, adoramos seu roteiro que nos facilitou bastante, pois alugamos carro em Blumenau e não conhecíamos a cidade de Pomerode . A título de observação, constatamos que a Casa do Escultor ao lado do Pórtico Sul estava fechada com claro sinais de abandono. Só um alerta pra quem vai pela primeira vez, pelo menos no dia de domingo, não se deixe levar pelo vazio logo na entrada do Pórtico, pois a cidade ferve mesmo no final da avenida principal, onde estão os principais pontos turísticos.
Olá Roberto.
Ficamos felizes que tenha aproveitado a cidade e o roteiro de Pomerode tenha ajudado vocês.
Agradecemos pelo feedback sobre a Casa do Escultor e sobre o movimento da cidade aos domingos.
Olá gostaria de saber o preço da entrada no zoo e na vila encantada.
Obrigada
Olá Suellen.
Segundo as informações do site, 18 reais para crianças e 36 para adultos no Zoologico e 25 para crianças e 30 para adultos no Vila Encantada.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Boa tarde!
Pode se fazer um bate e volta pra Pomerode de Balneário Camboriú? Quantas horas de viagem?
Olá Fatima
É possível sim. São apenas 90 km (+/- 1h30 de viagem).
Qualquer dúvida seguimos à disposição.