Extravio de Bagagens: o que fazer e como prevenir
O extravio de bagagens não é algo incomum, sobretudo quando ocorre algo inesperado no percurso inicialmente traçado, ou seja, um atraso, um cancelamento, uma troca de aeronave, uma perda de conexão etc.
Como prevenir o extravio de bagagens?
Nosso papel é tentar reduzir os riscos da bagagem ser extraviada:
- Retire qualquer etiqueta ou adesivo relacionado a viagens anteriores ou outras empresas aéreas.
- Confira sempre a etiquetagem de sua bagagem na hora de despachar, bem como se o comprovante entregue corresponde ao destino onde o atendente informou que deveria retirar as bagagens. Não se esqueça de guardá-lo.
- Em caso de conexões, confirme com os funcionários de cada uma delas que a retirada será apenas no destino final, sobretudo em voos internacionais – infelizmente a falta de informações com relação à imigração é algo rotineiro.
- Após o desembarque da aeronave vá direto a esteira de seu voo, de preferência em uma posição que veja a saída das malas.
- Identifique-a com seus dados e garanta que o tag de identificação está bem preso. Uma sugestão é usar os lacres que não se rompem com facilidade.
- Opte por modelos e cores diferentes das tradicionais. Lembre-se que a mala tem a função de carregar seus pertences e quanto mais diferente, menos provável de ser confundida. Se já tem uma mala tradicional (e mesmo nas diferentes), acrescente algo que a diferencie ainda mais das outras como fitas ou adesivos. Saiba a marca e modelo. Pode ajudar (e muito) no caso de extravio.
- Feche todos os compartimentos com cadeado – os não utilizados use pelo menos um lacre. Isso diminuirá sensivelmente qualquer abordagem na mala (como vovó dizia: “a oportunidade faz o ladrão”). Se for para os Estados Unidos, use os cadeados TSA que permitem a abordagem da mala por agentes aeroviários autorizados sem que a mesma seja danificada.
- Tenha sempre uma mala de cabine com os itens fundamentais: pasta e escova de dentes, pente/escova, desodorante (cautela com o tamanho e tipo nos voos internacionais), uma muda de roupa adequada ao seu destino, seus equipamentos eletrônicos com carregadores, remédios (com a receita correspondente), joias e documentos.
- Não despache itens de valor financeiro ou sentimental, salvo quando não puderem ser levados na cabine.
- Saiba todos os endereços e telefones onde estará hospedado nos próximos dias de viagem. Caso sua bagagem extravie, você pode demorar alguns dias para recebê-la.
- Conheça seus benefícios incluídos em cartões de crédito e seguros contratados e a documentação requerida para fazer a solicitação. Consulte antes da viagem seus benefícios e a documentação necessária para reivindicações.
O que fazer em caso de extravio?
Não se desespere! Antes de tudo dirija-se imediatamente ao funcionário da companhia responsável – geralmente em algum ponto próximo às esteiras. Explique o ocorrido. Sua bagagem pode ter ido para inspeção ou estar separada em algum ponto. Caso constate o extravio, informe sobre todos os eventuais problemas desde a entrega da mala até o momento da reclamação. Isso poderá ajudar os atendentes a localizá-la.
Em seguida, será solicitado que preencha um formulário com características detalhadas da(s) sua(s) bagagem(ns), bem como o procedimento para abertura da mesma caso necessário. Informe de modo claro tudo que for perguntado. Não esqueça de fornecer os próximos endereços e telefones, caso não vá permanecer muitos dias no próximo destino.
Completada a burocracia, guarde com cuidado a comprovação do registro do extravio de bagagens e tenha certeza que compreendeu qualquer número que foi fornecido (muitas vezes serve como rastreador da própria mala) e os telefones para informações. Poderá ser necessário entrar em contato e, claro, cobrar a entrega. O consolo é que a maioria das malas são entregues nos primeiros 2-5 dias no endereço fornecido. Caso seja preciso, fotografe sua bagagem e registre qualquer discordância com o estado de entrega original, incluindo falta de itens. É obrigação da companhia reparar os danos!
Aproveite, ainda, para perguntar sobre os procedimentos para compra de artigos essenciais. A empresa pode fornecer um voucher, um kit pronto ou trabalhar com reembolso. Se for necessário adquirir algum artigo em decorrência do extravio, guarde toda a documentação que comprove seus gastos (nota fiscal detalhando o produto com data e hora) para solicitar no final da viagem.
Para as bagagens que não são encontradas, o prazo para ressarcimento varia de algumas semanas até dois meses, conforme país de origem da empresa e local do evento. O valor geralmente é calculado pelo peso e muitas vezes não paga sequer a mala.
Se a solução final para sua demanda do extravio de bagagens não parecer justa e razoável, busque seus direitos. As alternativas, além dos canais de comunicação da companhia (SAC, Ouvidoria etc), são o PROCON, a Anac e, por último, a justiça. Por isso, conhecer seus benefícios – muitas vezes já incluídos “gratuitamente” – em seguros e cartões de crédito é fundamental para minimizar seus prejuízos e preocupações.
Lembre-se sempre que a prioridade durante a viagem é desfrutá-la. Dessa forma, por mais inconveniente que possa ser, priorize o recebimento da mala, registre sua insatisfação e os fatos ocorridos (e guarde a comprovação do registro), mas deixe o estresse da discussão/insatisfação para o retorno. As reparações podem demorar semanas e, portanto, não justificam arruinar a tão sonhada viagem.
Gostou das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!