Hotel Rosa dos Ventos: Um recanto de tranquilidade em Teresópolis
Em 2016 comemoramos dois anos de casados e como tínhamos apenas um final de semana livre optamos por uma escapadinha para o interior do Rio de Janeiro. Um casal de amigos já havia indicado um hotel perfeito para momentos como esse e resolvemos aproveitar essa oportunidade para conhecer o Hotel Rosa dos Ventos.
O hotel (reserve aqui pelo Booking) está localizado na rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo, na Região Serrana fluminense, a cerca de 130km da Zona Sul da capital (2h de viagem). A estrada é excelente, com pequeno trajeto de terra batida. Como explicamos no roteiro de Teresópolis, o hotel fica longe do centro e, portanto, não é o ideal para conhecer a cidade, mas para relaxar e aproveitar as belas paisagens, as trilhas, a gastronomia e o próprio hotel. Optamos pelo regime de pensão completa, com opção de escolha, em cada refeição, da entrada, prato principal e sobremesa, dentro de um menu elaborado pelo chef para cada refeição.
Veja nosso guia do hotel:
Sede
A sede fica em uma enorme fazenda com dois grandes chalés secundários onde se encontram outras acomodações. Optamos pela Suíte Junior na sede para facilitar o deslocamento até o restaurante, conforme sugerido pelo hotel, mas tanto o chalé do lago quanto o da piscina (este principalmente) ficam bem próximos da sede, sendo que o trajeto pode ser feito de carro ou a pé com uma pequena subida! A principal vantagem é uma maior privacidade e a vista ainda melhor que a das acomodações da sede.
Acomodação
A Suíte Junior é simplesmente ótima: quarto e banheiros amplos, com uma varanda privativa com rede e vista sensacional do vale.
Gastronomia
Os pratos são ótimos, bem elaborados e com uma apresentação impecável. Todos estavam deliciosos e nossa única ressalva ficou pela falta de pratos que “fugissem” dos “clássicos”. Existem pelo menos três opções de escolha para cada etapa – entrada, prato principal e sobremesa -, que variam a cada dia. A carta de vinhos não é muito cara e possui uma variedade adequada ao restaurante. Como foram duas diárias, desfrutamos do jantar no primeiro dia (check-in 16h), almoço e jantar no segundo e almoço no terceiro, além, é claro, do café da manhã em estilo colonial misto (buffet e a la carte).
Para os que preferirem, existe a possibilidade de trocar o jantar no restaurante principal (mediante uma taxa extra) por um fondue ou raclette em um dos dois outros restaurantes (Stube ou Adega), localizados na sede e que abrem às sextas e sábados. Sinceramente, não julgamos que valia a pena pela qualidade e variedade já oferecida no menu incluso, embora o ambiente dos dois restaurantes seja extremamente aconchegante. Para os que não desejam as três refeições, pode-se almoçar e/ou jantar no restaurante pagando o menu à parte. Abaixo, alguns exemplos dos pratos.
Casa do Lago e Lago
Próximo ao Chalé do Lago existe uma agradável casa de madeira, perfeita para a leitura de um livro, ouvir uma música ou simplesmente contemplar a paisagem. Possui total infraestrutura de mobiliário e sanitários, mas poderia oferecer também um serviço de bar. No lago pode-se andar de barco ou caiaque e ao lado existe uma quadra polivalente para futebol e vôlei e uma de tênis.
Piscina
Existem duas piscinas amplas e agradáveis com espreguiçadeiras, serviço de bar, sauna, banheira e massagista: uma entre a sede e o Chalé da Piscina, e outra ao lado do Chalé do Lago.
Trilhas
Com quase 10km de trilhas, aproveitamos para caminhar pela maior parte delas. Nossas três preferidas foram a do Bosque, com grau de dificuldade fácil e uma bela visão da propriedade, a da Cordilheira, com grau moderado e bela visão do lago e das montanhas e a do Mirante, perfeita para um piquenique e a contemplação do pôr do sol e do vale!
Foi um final de semana maravilhoso e romântico. Comemos super bem, relaxamos no quarto e na piscina, contemplamos a natureza dos mais diversos pontos do hotel e caminhamos por trilhas super agradáveis. Valeu cada centavo!
Nota: Conforme nossa política descrita na página de parceiros, nossas viagens e experiências gastronômicas são financiadas com recursos próprios, salvo se descrito claramente o contrário no conteúdo da publicação e, nestes casos, o pré-requisito é a liberdade no relato. Portanto, todas as opiniões são isentas de qualquer ganho direto ou indireto, garantindo transparência e veracidade da real experiência vivenciada.
Gostou da avaliação? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!