Pelas paisagens do Senhor dos Anéis na Terra Média
Este post é um pouco diferente do padrão de roteiros do site, pois será um relato da última viagem que fiz no período em que passei na Nova Zelândia durante o intercâmbio, uma vez que o intuito foi especificamente desbravar, durante um feriado prolongado de janeiro, alguns locais na Ilha Norte que serviram como cenário para os filmes Senhor dos Anéis e, posteriormente, Hobbit. Como consequência, existem atrações além destas que não demos atenção ou já havíamos conhecido nas viagens anteriores. Portanto, este relato servirá para complementar (ou acrescentar!) alguns pontos na sua viagem.
A trilogia do Senhor dos Aneis foi uma verdadeira febre na época (em 2003!), com filmes que alcançaram enorme sucesso, apresentando paisagens espetaculares que deram vida ao livro de Tolkien e colocaram esse pequeno país do Pacífico no foco de muitas viagens. Utilizamos um pequeno livreto vendido na época com direções para os locais de filmagem (o GPS era uma novidade na época!).
Eis o que visitamos:
- Tongariro National Park: Mordor e Caradhras
- Hutt River: Anduin
- Harcourt Park: Isengard
- Kaitoke Regional Park: Rivendell
- Fernside: Lothlorien
- Matamata: Condado
Tongariro National Park
Partimos no final da tarde de sexta rumo a Taupo (a 280km ao sul de Auckland), onde já havíamos visitado anteriormente (e saltado de Bungy Jumping!). No dia seguinte, acordamos bem cedo e continuamos até o Tongariro National Park (mais 70km pela SH1 seguida da SH47), um dos mais incríveis e belos parques do país!
Onde ficar no Tongariro? Se for possível, uma opção excelente é uma noite no Chateau Tongariro Hotel ou no Skotel Alpine Resort, dentro do parque a caminho do Mount Ruapehu. Opções mais em conta são Plateau Lodge, Tongariro Crossing Lodge, Pipers Lodge e The Park Hotel.
O parque é repleto de inúmeras paisagens intocadas que variam de lagos de um azul indescritível e montanhas com neve permanente a áreas totalmente secas de terreno rochoso. Esse conjunto de paisagens deu vida às filmagens de Peter Jackson para representar Mordor e o Caradhras – a montanha de neve que os personagens não conseguem atravessar.
Infelizmente as condições climáticas não permitiram que fizéssemos o Tongariro Crossing, uma travessia de 20km a pé que dura entre 7 a 9 horas. Para os que desejam fazê-la, é importante verificar o clima e contratar um serviço de transporte, pois a travessia não retorna ao mesmo ponto de partida. As paisagens são estonteantes! Além da travessia, existem inúmeras trilhas disponíveis que atendem a todos os graus de dificuldade variando de poucos minutos até 6 dias.
Hutt River
Retomamos, então, à estrada SH47, passando pela SH49 até reencontrar a SH1, rumo ao sul da Ilha Norte. O caminho foi revelando belas paisagens.
Nossa próxima parada foi o Hutt River, pouco mais de 200km ao sul, já próximo a Wellington, capital da Nova Zelândia. Esse rio foi o cenário para as filmagens do Anduin e foi motivo de mais uma surpresa nesse pequeno país – após pegar o topo nevando dentro do parque, encontramos o Hutt com pessoas se banhando!
Harcourt Park
Fizemos um breve city tour por Wellington, descansamos em um hotel (bem simples!) na cidade e no dia seguinte partimos bem cedo rumo ao Harcourt Park via SH2. Esse delicioso parque foi cenário para as conversas entre Gandalf e Saruman nos jardins de Isengard.
Kaitoke Regional Park
Ainda pela SH2, após breves 10 minutos, chegamos no Kaitoke Regional Park, que cedeu suas belas paisagens para Rivendell, uma das casas elfas e responsável por uma longa sequência no primeiro livro/filme.
Fernside
Menos de 20km encontrava-se a penúltima parada: Fernside em Featherston, ou Lothlorien, no filme.
Após essa breve visita, a estrada nos presenteou com mais uma bela paisagem.
Matamata
No dia seguinte, terminadas as pequenas distâncias, ainda teríamos uma grande distância a percorrer (quase 300km), rumo ao Tongariro para o Crossing. No entanto, como disse acima, não seria possível e decidimos de última hora ir direto para Matamata – Condado no filme. Quase meia-noite, chegamos exaustos. Para nossa surpresa, a recepção dos poucos hotéis da cidade estavam fechadas e, portanto, não tínhamos onde ficar. Solução: dormimos no carro!
Onde ficar em Matamata? Recomendamos Tower Road Motel, Matamata Central Motel, Maple Lodge Motel e Broadway Motel.
Acordamos ainda exaustos, fizemos um breve tour no local das filmagens e retornamos para Auckland para curtir o resto do dia.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!