Bauernfest: Festa do Colono Alemão em Petrópolis
O que é e quando acontece a Bauernfest?
A Bauernfest, também chamada de Festa do Colono Alemão, é um evento anual (desde 1990) que ocorre em Petrópolis (para dicas e roteiros na cidade veja “Um final de semana em Itaipava e Petrópolis, cidade imperial“), na Região Serrana do Rio de Janeiro, geralmente entre a última semana de junho e primeira de julho. Durante este período ocorrem inúmeros eventos pelas praças, ruas e centros culturais da cidade como exibição de filmes, apresentação de corais, bandas germânicas e danças folclóricas, concursos de chopp a metro e chapéu mais enfeitado, oficinas, comida típica alemã e, é claro, muita cerveja.
A festa, a segunda maior alemã do país, atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau, é fenomenal: super organizada, segura e animada! A bebida e a comida são fabulosas – parece que estamos na Alemanha! Atende a todos os públicos e vemos de crianças a idosos, tanto participando das apresentações, como visitando! Nossa única ressalva é que em decorrência do crescimento, alguns locais ficam muito cheios, sobretudo no sábado até a tarde de domingo. Deste modo, para transitar (e até mesmo chegar à cidade!) e comprar bebida e comida perde-se tempo no trânsito e nas filas.
Em que região da cidade ocorre?
O ponto principal é o Palácio de Cristal e a Rua Alfredo Pachá, onde distribuem-se foodtrucks e barraquinhas montadas na rua e nos jardins do palácio com o melhor da gastronomia, além de um palco para apresentação de danças típicas alemãs. No entanto, com o crescimento da festa, diversos pontos do centro possuem atrações, todas com entrada franca.
Quantos dias devo reservar para a festa?
A festa cresceu muito e a cidade fica lotada nos finais de semana. Muitos vão apenas para passar o dia, enquanto outros aproveitam para passar o final de semana. Se o seu intuito for pernoitar na cidade para curti-la até tarde ou aproveitar e fazer turismo na cidade imperial, reserve com alguns meses de antecedência para garantir um hotel com estacionamento (se for de carro!), em uma boa localização (para poder ir a pé, já que o trânsito é horrível e não há vagas!) e com um preço não tão exorbitante.
Onde se hospedar na Bauernfest?
Existem inúmeros hotéis, mas recomendamos se hospedar no centro histórico. Veja nossas sugestões no post “Um final de semana em Itaipava e Petrópolis, cidade imperial“.
O que fazer na festa?
- Desfrutar a gastronomia alemã típica nas inúmeras barracas montadas nos jardins do Palácio de Cristal e em diversos pontos do Centro Histórico.
- Assistir às apresentações das danças folclóricas germânicas no palco do Palácio de Cristal.
- Participar do concurso do chapéu mais enfeitado ou do chopp a metro.
- Assistir a uma apresentação da Banda Germânica de Blumenau, cantando músicas em português e alemão.
- Assistir ao desfile: caso esteja no domingo de manhã na cidade, não perca o desfile. O que mais nos encanta nos grupos folclóricos é a quantidade de escolas e a participação de pessoas de todas as idades na perpetuação dessa cultura introduzida há mais de 150 anos, com a imigração dos primeiros colonos alemães. Todos portam os emblemas e nomes (em alemão!) de seu grupos de dança e música.
Gostou das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
adorei, sempre vejo o evento dessa festa no facebook mas nunca fui hahahaha… Vou me planejar para a próxima!
Vale super a pena!!!
Ah que máximo descobrir coisas novas que nem sabia que existia!!
E aquele mix chucrute…. eu ia adorar!
Adorei conhecer esta festa, mesmo que por relato!
Showw
Essas festas são imperdíveis, né? Afinal, comida, música, dança e bebida típicos juntos é tudo de bom!
Adoro ler (e visitar) sobre festas típicas. Esse artigo é incrível! Não conhecia essa tradição e já quero conhecer!
Relembrei minha passagem pela Alemanha e adorei as experiências culinárias que vocês tiveram. Só faltou o pratzel, né? hehehe
Parabéns, post sensacional!
Hehehe. Nós também curtimos bastante essas festas! Oportunidade única de entrar em contato com a cultura local ou dos que por ali passaram!!!
Grande beijo e muito obrigado
Petrópolis ta com tuuuudo, ta todo mundo indo pra lá!! Eu que to longe to adorando acompanhar mais do lugarzinho e festa típica é TUDO DE BOM!! Ficou show o post!!
Muito obrigado Lívia!!! Quando der vem visitar essa cidadezinha maravilhosa…
Estive no começo de junho de 2015 em petrópolis para um casamento, passei para conhecer teresópolis também, mal sabia que poderia ter uma festa assim, sempre tive vontade de ir na Oktoberfest e alí tinha um pedacinho dessa festa rsrs, preciso voltar lá nessa data, achei demais
Vale super a pena Paulo!!!
Já fomos na Oktober e embora diferentes, o charme é bem parecido!
Que legal poder conhecer um pouco mais sobre a cultura e festas típicas dai. Fiquei aqui morrendo de vontade de conhecer e provar essas delícias.
Festas típicas são uma excelente oportunidade de entrar em contato com aspectos culturais (incluindo gastronômicos!), né? E a Bauern é tudo de bom!!!