Lagos e Vulcões Andinos: Um passeio pela charmosa Puerto Varas
Conforme explicamos no post do Chile, na nossa última visita ao país, em setembro de 2012, tivemos a oportunidade de encaixar um roteiro compacto pelos Lagos Andinos após visitar a Patagônia e o Atacama. Essa região fica ao sul de Santiago (1000km) e ao norte da Patagônia, sendo a cidade de partida para conhecer os principais pontos Puerto Varas, uma pequena cidade de pouco mais de 40 mil habitantes à beira do Lago Llanquihue, o principal da região dos Lagos Andinos.
Puerto Varas é uma charmosa estância de colonização alemã que lembra um pouco Gramado, na Serra Gaúcha brasileira. O turismo é muito importante tanto no inverno (voltado para a gastronomia e estação de ski) quanto no verão (voltado para os esportes aquáticos).
Qual a melhor época para ir nos Lagos Andinos?
A melhor época para visitar é durante o verão, quando a temperatura é mais amena (mínima de 10ºC e máxima de 21ºC vs os 3ºC com 11ºC do inverno) e os dias são mais longos. Além disso, Puerto Varas, a cidade-base, é mais movimentada e há menor risco de chuvas ou de ver o vulcão Osorno encoberto (é sério, chove muito na região!). No entanto, no final do inverno e início da primavera, assim como no Atacama e Patagônia, há mais chance de ver algumas paisagens nevadas e até mesmo desfrutar da estação de ski.
Quanto tempo ficar nos Lagos Andinos?
Depende muito do número de passeios que deseja e se busca fazer a travessia do Chile até a Argentina (Bariloche). No entanto, o tempo mínimo recomendado seria de 3 dias (se não for à pinguinera) ou 4 dias se for conhecê-la!
Como chegar nos Lagos Andinos?
Como não possui aeroporto e a distância é grande, a melhor maneira de chegar é de avião com destino a Puerto Montt, moderna cidade a 30km de distância. O voo a partir de Santiago tem duração de 1h40 e de Punta Arenas 2h.
Como fazer os passeios?
Existe a opção de alugar um carro e fazer os passeios por conta própria ou fazer o translado com táxi ou shuttle (a um custo menor) do aeroporto e contratar os passeios diretamente na cidade em uma das inúmeras agências. Como fizemos uma viagem compacta, optamos pelo shuttle. Se for em alta temporada sugerimos a reserva dos passeios antecipadamente. Caso contrário, é possível reservar na chegada!
Onde ficar nos Lagos Andinos?
Como dissemos, a cidade-base principal é Puerto Varas, onde existem hotéis (veja todos aqui) para todos os bolsos. Se puder, fique de frente para o lago – vale cada centavo! Ficamos no excelente Hotel Bellavista – o quarto era imenso, de frente para o lago, ao lado do centrinho, super limpo e com atendimento e café ótimos! Outras sugestões são os cinco estrelas Hotel Cumbres, Hotel Dreams de los Volcanes e Radisson Hotel Puerto Varas, os quatro estrelas Hotel Cabaña del Lago e Solace Puerto Varas e o três estrelas Weisserhaus Hotel.
O que fazer? Opções de Passeios!
As opções de passeios são:
- Passeio em Puerto Montt e Frutillar
- Passeio à pinguinera Chiloé
- Passeio pela cidade
- Visita ao Osorno
- Saltos de Petrohué e Lago Todos Los Santos (com ou sem navegação, caiaque, rafting)
Além disso, assim como na Patagônia, é possível começar no lado chileno e terminar em Bariloche, fazendo a Travessia dos Lagos.
O que fizemos? Roteiro detalhado!
Nossa programação inicial era conhecer a cidade pela manhã, ir a Frutillar à tarde e fazer os Saltos e o Lago Todos Los Santos no dia seguinte com a navegação pelo lago até Peulla, tendo em vista que não era época dos pinguins, já havíamos ido ao Valle Nevado nesta mesma viagem e Puerto Montt não nos encantou durante o planejamento da viagem. No entanto, a previsão do tempo (vale sempre consultar!) não era boa para o dia seguinte e, portanto, optamos por fazer os Saltos e Lago sem navegação combinado com Osorno (a previsão era de neve!).
Puerto Varas
Comece o passeio nas margens do Llanquihue – o maior lago da região, de tom azul escuro e rodeado por alguns vulcões, com destaque para o ativo Calburgo e, principalmente, o extinto Osorno (com seu formato clássico que lembra um cone!).
Siga pela rua del Salvador, passando pelo cassino (dentro do Hotel Dreams de Los Volcanes), pela Plaza de Armas e, em seguida, pelas várias lojas de roupas e feira de artesanato.
Fizemos uma pequena pausa no delicioso e famoso Café Cassis (San Juan 430) – a variedade e as combinações de café alcoólicos e não alcoólicos são sensacionais (ótimos para espantar o frio!).
Continue pela rua San Francisco para chegar ao cartão-postal: a Iglesia Sagrado Corazón de Jesus, construída em 1915 e 1918, inspirada em uma igreja alemã.
Na praça em frente fica a Gruta de Lourdes, construída no início do século XX.
Fechamos a visita à Puerto Varas com um passeio no entorno do lago, contemplando antigas construções que remontam à época de fundação da cidade: Casa Bechthold (atualmente um restaurante!) e Igreja Luterana.
No final do dia escolhemos o restaurante Mediterraneo (infelizmente encerrou as atividades em 2018, quando era conhecido como Almendra), para repor as energias! Além de uma vista maravilhosa para o lago, o local é super agradável. Comemos um excepcional ceviche de salmão de entrada, seguido por salmão ao molho de frutos do mar e batatas ao Mercken para Thiago e filet com molho de centolla e purê picante para mim. Estavam fabulosos! No entanto, deixamos as fotos para exemplificar a excepcional culinária da cidade!
Frutillar
Nossa caminhada pela cidade foi tão agradável que optamos por deixar a visita à Frutillar para uma próxima oportunidade. Frutillar é uma pequena cidade, distante 25km de Puerto Varas, também às margens do Llanquihue, onde os traços alemães são ainda mais fortes. Além do passeio pela avenida costeira, o Museu Felmer e provar o doce kuchen (torta típica alemã!) são os atrativos principais. No verão, sedia a Semanas Musicales – festival de música clássica que ocorre no Teatro del Lago. Uma manhã ou uma tarde são suficientes para conhecer a cidade e complementam o primeiro dia dedicado a conhecer Puerto Varas.
Saltos de Petrohue
No dia seguinte saímos 9h para Saltos de Petrohué e Lago Todos Los Santos. Esse é o passeio mais bonito e vale escolher o dia mais ensolarado segundo a previsão! No nosso caso, embora não tenha chovido, o dia estava muito fechado. A estrada até o Parque Nacional Vicente Pérez (1h de viagem!) é ótima e super bonita.
O parque possui uma pequena área de alimentação…
…e duas principais trilhas!
Optamos por começar pela mais famosa: Los Saltos! São inúmeras passarelas sobre as águas e cascatas (saltos!) ora verde-esmeralda ora azul-safira do rio Petrohué. Belíssimo! Fica a dica de não chegar muito cedo para permitir que o sol esteja mais alto e, assim, a água ainda mais bonita.
Já a trilha dos apaixonados vale super à pena: contemplamos um segmento mais calmo do rio e uma bela cascata que deságua em um lago de um tom esverdeado estonteante!
Lago Todos Los Santos
Ainda no mesmo passeio, mais alguns quilômetros à frente da entrada do parque, paramos para uma caminhada nas margens do Lago Todos Los Santos. Como explicamos, é possível fazer a navegação até Peulla (pode até contratar na hora!)! Se o tempo estiver bom, é imperdível! No entorno do lago existem inúmeras casas de luxo. No verão, muitos praticam atividades aquáticas como caiaque, mergulho e rafting.
Vulcão Osorno
O passeio ao Vulcão Osorno pode ser feito separado ou em combinação com os Saltos e o Lago (foi o que fizemos!), caso não faça a navegação. Se o tempo não nos contemplou com o sol nos lagos, nos presenteou com um vulcão todo branquinho e nevando! Mesmo com o frio, decidimos subir no teleférico e brincar um pouco nessa ótima estação de ski.
No topo, o azul apareceu!
De volta à base, saboreamos uma deliciosa empanada com chocolate quente!
Retornamos a Puerto Varas no final da tarde, mas a vista do Osorno continuava prejudicada, mesmo com o céu mais aberto!
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
Olá! Parabéns pelo post.
Mas procurei não post e nao vi a informação em que época (mês) foi feita a viagem. Estou com viagem marcada no verão (fevereiro) para lá
Boa tarde Karol,
Agradecemos sua mensagem e ficamos felizes que tenha gostado do post.
Estivemos em setembro de 2012! Realmente ficou faltando essa informação e já atualizamos no post! Obrigado pelo toque.
Se pudermos ajudar em qualquer coisa, nos avise. Temos certeza que vai adorar!
Um ótimo dia!
Thiago
Que bacana! Adorei!
E não é a primeira vez que leio sobre essa semelhança com Gramado.
Quero muito conhecer as duas cidades 🙂
Adorei o post!
Beijos
Muito obrigada Camila. As duas são sensacionais e você vai amar!
Grande beijo.
Nossa, que lugar fantástico!
E o que são estes pratos??? Ainda não jantei e estavam me prendendo a atenção mais que a paisagem…rs
Adorei o relato.
Olá Marthon. Antes de tudo muito obrigado! A comida chilena é realmente fabulosa, hehe! Grande abraço.
Que arquitetura linda. Não conhecia essaa cidades e me encantou. Passeios legais e comidas deliciosas.
Muito obrigado!
nossa, já quero ir pra ontem pra esse lugar! adorei essa viagem de vocês, lugar lindo demais e esses pratos mexeram comigo hahahahaha
Nem fala! A comida é fabulosa. Muito obrigado!
Que viagem bacana!!! Lugar lindo, hein?
Fiquei viajando com vocês nas fotos… apaixonada!
Post super completo, parabéns!
Rayane, o lugar é realmente encantador! Muito obrigado.
Sou apaixonada por esse região do Chile! Uma pena o tempo ter ficado tão ruim em nossa passagem por Puerto Varas. O Osorno só deu as caras no último dia, dia de ir embora haha. Também fizemos a volta ao Lago de carro e adoramos!
Ah, o Café Cassis foi tudo de bom! Haha
Nem fala! Tivemos essa mesma dificuldade com o tempo mas não tirou o encanto! Grande beijo.
Gosto muito do post de vocês, é super completo e bem detalhado parece que estou lá hehehe, essa trilha dos los saltos com a trilha dos enamorados é linda demais essas cores dos águas, essa foto do Thiago lá em cima do teleférico de braços abertos até parece uma avalanche vindo pelo desenho das nuvens ahahah
Olá Paulo. Ficamos muito felizes que curta nossos posts! Muito obrigado!
Esses dois passeios são realmente fabulosos!
Grande abraço.
Chile tão pertinho e ainda não conheço, adorei o post… Fiquei com mais vontade de ir =D
Vale super a pena Livia! Não vai se arrepender.
já tinha ouvido falar que Puerto Varas era linda, mas depois desse post vi que é mais que isso, é encantadora!! Não sabia que era parecida com Gramado e agora quero demais conhecer!
Vai amar Livia!
Como sempre, um post incrível! Achei o hotel muuuito charmoso! Adorei as dicas. Parabéns pro casal 😉
Bjs
Obrigada Zelinda! O hotel é fantástico mesmo.