Gordes, a pitoresca cidade no alto do Lubéron
Conforme explicado no post sobre a França, a minúscula Gordes, com pouco mais de 2 mil habitantes, foi um dos destinos que visitamos durante a viagem pela Côte d’Azur e Provence, em um dia especial pelo Parque Natural de Lubéron, maciço que dá nome à região. O francês é o idioma oficial, embora não seja difícil se comunicar em inglês após uma breve introdução com poucos termos básicos em francês.
Existem diversos indícios de ocupação durante o Império Romano, mas foi apenas no século VIII que uma imensa abadia da ordem beneditina foi erguida na região, seguida de imensas fortificações. Após a 2ª Guerra Mundial, ganhou destaque no turismo regional e já fez parte de alguns filmes, inclusive do longa hollywoodiano Um Bom Ano, estrelado por Russell Crowe e Marion Cotillard.
Veja nosso guia para a cidade:
Qual a melhor época para ir em Gordes?
É uma cidade com clima Mediterrâneo, com dias secos e quentes no verão e frios no inverno. Portanto, é possível visitar a cidade durante o ano todo, mas é mais alegre e movimentada no período de junho a setembro, sendo que as lavandas – flores típicas da Provence – atingem o ápice entre o final de junho e início de agosto. Estivemos com os pais do Thiago, em uma extensa viagem pelo país em setembro de 2011!
Quanto tempo ficar em Gordes?
Geralmente a região entra como um bate e volta a partir de Aix-en-Provence (menos de 1h30 de carro), sendo possível conhecer o centro histórico em algumas horas. Por isso, sugerimos planejar uma viagem maior que inclua outros locais da Provence ou Côte d’Azur na mesma oportunidade, como fizemos.
Como chegar em Gordes?
A principal e mais simples alternativa é alugar um carro em Aix-en-Provence e passear pela região com grande flexibilidade, mas é possível contratar alguns passeios diretamente em Aix-en-Provence. Existem três trajetos possíveis:
- Pela A8/A7 até Cavallion, seguindo pela D15;
- Pela D7N até Mallemort, seguindo por pequenas estradas até a D973 e interceptando a D15;
- Pela A51 até a D556 e cortando por inúmeras pequenas estradas (rota por dentro do parque e nossa recomendação).
Onde ficar em Gordes?
Como explicamos, o mais frequente é utilizar Aix-en-Provence como base e, portanto, habitualmente o hotel será na cidade (veja nossas recomendações no post de Aix-en-Provence). No entanto, se desejar uma experiência única e bucólica, existem algumas opções em Gordes (veja todos aqui). Sugerimos o cinco estrelas La Bastide (bem central), ou nos arredores da cidade, o Le Mas de la Tannerie, o Le Jas, o Relais du Silence Le Mas Des Romarins ou o Le Petit Palais D’Aglae.
O que fazer? Roteiro!
Logo antes da cidade, um belíssimo mirante revela o pitoresco destino – uma cidade medieval de pedra em cima de um enorme maciço, com vista para um lindo vale.
Antes de ingressar na cidade, contorne e siga até a Abbaye Notre-Dame de Sénanque (ou Abadia Nossa Senhora de Sénanque), fundada em 1148. Além das construções medievais que podem ser parcialmente visitadas, os campos de lavanda – típicos da Provence – são uma atração à parte. Infelizmente, quando estivemos, no final de setembro, já não estavam mais coloridos.
Terminada a visita, entre em Gordes e “se perca” nas medievais ruelas, repletas de pequenos restaurantes, cafés ou mercados que vendem itens regionais. Entre uma construção e outra, seja surpreendido pela linda planície do vale, com inúmeras plantações e praticamente nenhuma construção.
Não deixe de visitar o Château de Gordes, castelo renascentista do século XI, e a Église Saint Firmin, igreja de arquitetura romana, construída no século XIII, praticamente ao lado.
Seguimos no final do dia em uma longa viagem para Dijon, onde desbravaríamos o charme da Borgonha.
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!