Foz do São Francisco e a histórica cidade de Penedo em um dia
Conforme explicamos no post de Alagoas, um dos destinos do sul do estado é o passeio pela Foz do São Francisco, que parte da pequena cidade de Piaçabuçu, na divisa com o estado de Sergipe e localizada a 140 km da orla de Maceió. Carinhosamente chamado de Velho Chico, o rio São Francisco é um dos mais importantes rios da América do Sul, cruzando 5 estados no trajeto de quase 3 mil quilômetros entre sua nascente em Minas Gerais e sua foz, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. Ao longo de sua extensão, serve como fonte de água, alimento e navegação às cidades e populações ribeirinhas.
Veja nosso guia para a região:
Qual a melhor época para visitar a Foz do São Francisco?
Entre março e agosto as chuvas são comuns, o que pode prejudicar a visita. Portanto, recomendamos viajar entre setembro e fevereiro, quando as chuvas são mais escassas.
Quanto tempo para conhecer?
A maior parte dos viajantes opta por um bate e volta a partir de Maceió, mas recomendamos dormir no dia anterior na cidade de Penedo e fazer o passeio no dia seguinte, com calma, pela manhã, dedicando algumas horas no dia de chegada (ou saída) para conhecer a histórica cidade de Penedo. Foi o que fizemos: chegamos à noite de Maceió e conhecemos a Foz e Penedo, antes de seguirmos para Piranhas.
Além do bate e volta ser cansativo (4 horas ida e volta), principalmente se for em excursão, o passeio ocorre mais tarde (pode não ser o melhor horário da maré – veja mais aqui), geralmente não inclui a visita à Penedo e os barcos usados são enormes e com muitos turistas, perdendo parte do encanto das paisagens intocadas.
Como chegar na Foz do São Francisco?
Existem duas alternativas:
- Excursões/Transfer: contratar passeios nas agências de Maceió ou Aracaju. O custo não costuma ser elevado, mas é importante pesquisar, pois os preços variam (e muito!) entre as empresas!
- Carro: de Maceió são 140 km pela boa e sinalizada AL-101 e de Aracaju 150 km pela BR-101/SE-335. Ao chegar em Piaçabuçu, basta dirigir-se ao Centro de Turismo e contratar um passeio de barco até a Foz. As saídas ocorrem do porto da cidade, localizado do outro lado do centro de turismo.
Onde ficar?
Para os que preferem acordar na região, infelizmente não existem muitas opções e as que existem são bem simples. Nos hospedamos no Hotel Encantos de Penedo (na estrada), uma alternativa simples e barata, mas com ótimo atendimento e limpeza. Outra sugestão é o Hotel São Francisco (dentro da cidade).
O que fazer? Roteiro da região!
Foz do São Francisco
O passeio tem duração de aproximadamente 4 horas. Saímos cedo de Penedo e, por volta de 8h30, partimos do porto de Piaçabuçu para uma navegação de 1 hora até a Foz do São Francisco, passando por diferentes vegetações e algumas minúsculas casinhas. O trajeto é muito tranquilo e agradável, trazendo uma sensação deliciosa de paz e tranquilidade. Na foz, é possível observar, à distância, o topo do farol da cidade que uma vez já existiu, mas encontra-se atualmente submersa.
O barco atraca próximo às dunas e permanece o tempo desejado para que o visitante possa caminhar pelas dunas, ir até o mar, petiscar nas barraquinhas ou banhar-se no rio. Uma delícia!
Retornamos para Piaçabuçu e antes de visitarmos o centro da histórica Penedo, almoçamos no maravilhoso (e barato!) Restaurante do Siri, na margem do São Francisco, no trajeto entre Piaçabuçu e Penedo, menos de 5 quilômetros após a saída de Piaçabuçu. Como o próprio nome diz, a especialidade é o siri: pedimos uma casquinha de siri de entrada, seguida do filé de siri no coco acompanhado de arroz, vinagrete e pirão.
A Histórica Penedo
Fundada no século XVI, Penedo foi o primeiro povoado alagoano e, por isso, é uma das cidades históricas mais importantes do estado, com casarios e igrejas com mais de 300 anos de história! Atualmente, possui uma população de quase 70 mil habitantes.
O roteiro começa na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída no século XVII por escravos e homens negros libertos. Repare na existência, assim como na de Maceió, de apenas uma torre!
Vire na próxima esquerda para deslumbrar a bela arquitetura barroca do Convento de Santa Maria dos Anjos, construído em 1759. Infelizmente estava fechado.
Retorne para Rua Fernandes de Barros e siga até a Praça Barão de Penedo, onde estão a Prefeitura de Penedo, o Oratório da Forca (local onde os escravos rezavam antes da execução) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no final do século XVII.
Ao lado da prefeitura, existe o Mirante do Forte da Rocheira, uma parada obrigatória para contemplar o Velho Chico. Belíssimo!
De volta à Praça, desça pela Rua Damazo do Monte até próximo à margem do São Francisco, onde está a Igreja de Nossa Senhora das Correntes e o Paço Imperial, construído no século XVIII, local onde o imperador D. Pedro II ficou hospedado no século XIX. A igreja, concluída em 1790, possui uma mistura de estilos – neoclássico, barroco e rococó -, com um interior extremamente ornamentado e uma pequena passagem secreta ao lado do altar usada na época para abrigar escravos fugitivos.
Na paralela dessa rua, está a Av. Floriano Peixoto, que abriga os dois últimos pontos turísticos da cidade: o Theatro Sete de Setembro, inaugurado em 1884, e a Igreja São Gonçalo Garcia, erguida em meados do século XVIII.
Felizes com nossa pequena parada, seguimos para Piranhas, nosso próximo destino em Alagoas (veja em “A colorida Piranhas, base para os Cânions do Xingó e a Rota do Cangaço“).
Gostou do roteiro e das dicas? Faça suas reservas pelas caixas de pesquisa na lateral, nos links ao longo do post ou clique para reservas de hospedagem no Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o site. Obrigado!
dos pax que estaremos en hotel encantos de penedo llegando el 7 y regresando a maceioel 10… queremos ir a piacabuzu el 8 y el 9 visitar la ciudad … uds pueden cotizar
Bom dia Adriana.
Respondemos ao email que você nos enviou.
Atenciosamente.
Faltou falar de valores. E como reservaram o barco.
Boa tarde Jefferson.
Agradecemos seu contato.
Optamos por não mencionar valores em nenhum dos posts pela grande variabilidade dos mesmos ao longo dos anos e de acordo com a demanda.
Fizemos a reserva diretamente no Centro de Turismo da cidade, conforme explicamos no tópico “Como Chegar na Foz do São Francisco”, onde você encontrará a foto do Centro de Turismo.
Qualquer dúvida seguimos à disposição e, desde já, desejamos uma ótima viagem.
Oi gente, curti muito do post, das imagens como tambem dos dados historicos. Foi muito interesante para mim saber sobre o valor historicos que a cidade de Penedo possui, sendo uma das mais antigas do Brasil! Gostaria muito de visitar esse lugar, adorei as dicas…
Um forte abraco!
Olá Mit Viagem. Ficamos muito satisfeitos com o seu feedback.
Caso tenha alguma dúvida quando for à Foz e Penedo, não deixe de entrar em contato conosco.
Sou eu quem agradece. Eu só quero saber se para o Mirante do Forte da Rocheira , é preciso pagar alguma taxa e tambem os horarios de atenção. Brigado!
Olá, boa tarde! O mirante pode ser visitado sempre, mas para o acesso ao restaurante que também possui uma bela vista, o horário de funcionamento é no turno da tarde.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Ebaaa! Não tem problema, se o mirante pode ser visto qualquer horario, posso ir na parte da manha e na parte da tarde aproveitar a vista no restaurante! Muito obrigado Roteiros! Vocês são demais!
Somos nós quem agradecemos.
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Gostaria de um contato de um guia turistico pois temos uma caravava de professores ja formado para conhecer alguns pontos turisico e fazer pacote
Olá Eliane, bom dia.
Infelizmente não fizemos o passeio por pacote ou agência, mas diretamente na cidade, no Terminal Turístico de Piaçabuçu.
Como apenas indicamos empresas que já tenhamos utilizado, não teríamos uma indicação para fornecer.
Qualquer outra dúvida seguimos à disposição e desejamos uma ótima viagem.