Dicas e Roteiros de Viagem pelo Chile

O Chile tem uma geografia única: enquanto se estende por mais de 4000km de norte a sul, de leste a oeste tem apenas 177km – dos Andes ao Oceano Pacífico – o que o torna o país mais estreito do mundo. A consequência é uma variedade imensa de clima e vegetação ao longo das várias latitudes: ao norte o árido deserto do Atacama e ao sul as florestas úmidas da Patagônia.

Mapa - Chile
Fonte: WorldMapFinder

Possui uma população de pouco mais de 17 milhões de habitantes, sendo quase um terço na capital – Santiago do Chile. O idioma oficial reflete sua colonização espanhola e a moeda é o peso chileno. O fuso horário é de menos uma hora em relação à Brasília, podendo ter variações de acordo com o horário de verão. Não é necessário visto ou vacinação. A gastronomia e a produção de vinhos são sensacionais, com destaque para os frutos do mar e os vinhos da uva Carmenère. Na região andina o pisco sour (a capirinha andina!) é pedida obrigatória.

Pela proximidade com o Brasil e pelo grande fluxo de turistas, as principais companhias aéreas brasileiras voam para Santiago. No entanto, a decisão para trechos internos deve ser cautelosa para minimizar custos eventuais exorbitantes dos trechos avulsos.

Tive a oportunidade de visitar esse maravilhoso país em três ocasiões distintas: 2002 (com meus pais para Santiago e arredores), 2011 (com meus pais para Santiago e Atacama) e 2012 (de ponta à ponta com Silvia – Atacama, Santiago e arredores, Lagos Andinos e Patagônia).

Dividimos os roteiros conforme nossos destinos:

Gostou do roteiro e das dicas? Tem alguma outra? Deixe seu comentário!

Thiago Carvalho

Carioca, casado, 38 anos, médico, amante da natureza e apaixonado por viagem, de Itaipava no fim de semana ao Bungee Jumping na Nova Zelândia. Volta de uma viagem com o roteiro pronto para a próxima.

2 Resultados

  1. Alexandre Andrade disse:

    Seu site é muito bom. Informação de qualidade. Parabéns. Estarei acompanhando novos conteúdos. Abraço e sucesso!